13 junho 2012

Minha Máquina de Fazer Pão - MFP

Ontem foi um dia dos namorados especial, com direito a restaurante japonês magnífico e de sobremesa morangos empanados e caramelizados com sorvete e calda de morango. O dia dos namorados mais lindo do mundo :) Outro igual, agora só no próximo ano mentira hein  rsrsrs. Bom, mas vamos falar de algo que eu estava demorando demais pra mostrar pra vocês. Enfim, depois de muita luta, muita espera, ela chegou... Minha tão adorada Máquina de Pão - MFP \O/\O/\O/\O/ todos comemoram. Tudo bem que tive de ir buscar lá no correio e demorou o dobro do tempo estimado para chegar, mas o importante é que ela está aqui, linda, maravilhosa e a todo vapor. Primeiramente vou fazer um review do produto e apresentar a minha primeira receita com ela.

Panificadora Multi Pane Britânia

Vantagens: A máquina é tudo o que eu esperava e mais um pouco. Ela é linda, super prática e realmente cumpre tudo o que promete. Você apenas acrescenta os ingredientes e fica olhando maravilhado ela fazer tudo, sovar a massa, deixar descansar e assar. Ver o pãozinho crescendo e ficando coradinho é mágico. Os controles são muito simples, em 5 minutos eu já havia entendido o processo. Você deve escolher o tipo de programa (são 12 diferentes), o tamanho do pão (I para 450g ou 600g e II para 900g ou 1200g), a cor do pão entre claro, médio e escuro (I, II ou III), clicar “ligar” e pronto. Você ainda pode programar para ter o pão quentinho em até 13 horas posteriores, basta calcular quanto tempo falta até a hora que você quer o pão pronto e antes de apertar “ligar”, apertear“tempo” até chegar ao tempo calculado. Acordar com o pão quentinho te esperando para ser saboreado com uma manteiguinha não tem preço.

Desvantagens: Ela é meio grandinha e se você é uma pessoa compulsiva por eletrodomésticos, se prepare para ocupar mais um bom espaço na sua cozinha. Algumas pessoas podem dizer que os ciclos são muito demorados, cerca de 3 a 3 horas e meia. Porém, lembrem-se que este é o tempo total que o produto leva para sovar, descansar a massa, sovar de novo e assar. O pão estará prontinho ao final de tudo. Se você fizer na mão mesmo, levará o mesmo tempo ou até mais e não terá a praticidade que o produto proporciona.

Por tudo o que a máquina faz e seu tamanho, eu achei que o preço que paguei foi super “em conta.” Vou compartilhar com vocês porque é uma informação muito útil. Comprei no Magazineluiza.com. Estava em promoção e à vista custou R$ 189,90. No site do fabricante o mesmo produto estava custando R$ 259,90. Uma boa economia não é?

Agora minha primeira receita de pão: Um pãozinho ultra-rápido.

Escolhi essa receita, pois só fui mexer na máquina depois que cheguei da faculdade, isso já era umas 23 horas então não podia esperar muito e também não queria ter de aguardar até o outro dia. Queria provar o pãozinho logo. Olhei na geladeira pra ver se encontrava algum ingrediente inspirador e encontrei um salaminho e umas azeitonas que estavam dando sopa por lá. O pão ficou pronto em 0:58 min (ciclo ultra-rápido). Muito pouco tempo para sovar,deixar crescer e assar não é? O resultado foi muito bom. Pãozinho com a casquinha crocante, macio e delicioso. Cheio aos pedacinhos de salaminho e azeitonsa por toda a massa. Logicamente pelo pouco tempo que o ciclo dura ele não tem uma fermentação tão adequada, então a textura não é a mesma de um pão que cresceu por uma hora. Mas as minhas expectativas foram todas superadas. O pãozinho mesmo tendo sido feito nesse ciclo rápido ficou delicioso quentinho, saído da máquina, e no outro dia também, com uma camada de requeijão cremoso. Vou passar a receita que usei nas medidas do copo que vem com ela. O copinho tem 240 ml.


Pão Rápido de Salaminho e Azeitonas
(Receita adaptada do próprio livrinho que veio junto)

Ingredientes
1 copo de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
3 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa fermento biológico seco instantâneo
1 copo de salaminho picado em cubinhos
4 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
1 colher de chá de orégano seco
3 colheres de sopa de cheiro-verde picado

Preparo
Retire a fôrma de assar de dentro da panificadora, adicione todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a fôrma de assar na panificadora. Escolha o ciclo 6 (ultra rápido I), quantidade de massa opção I (450g ou 600G), cor da casca escura (opção III). Clique iniciar e pronto. Em 1 hora estará pronto e quentinho para você saborear.

Pulo do Gato: Eu acredito que esta receita pode muito bem ser feita por quem não tem MFP também, basta seguir a mesma ordem e deixar crescer 15 min antes de por no forno. A ordem dos ingredientes na máquina de pão é muito importante. Sempre siga esse princípio: primeiro os líquidos, depois a farinha e por último o fermento. Não deixe que o sal entre em contato direto com o fermento ao adicionar os ingredientes para não prejudicar a fermentação. Percebi depois de algumas receitas que se eu acrescentar queijo no meio da massa durante o preparo, ela tende a murchar, então evite pôr queijo desta forma. Coloque só como recheio mesmo, depois do processo de sova.

Bom, espero que tenham sido úteis todas as informações que passei. Sei que o post ficou um pouco grandinho, mas quando fui procurar sobre MFP não encontrei muitas coisas a respeito então quis justamente ajudar quem, por exemplo, está pensando em comprar uma. Só faltou mais fotos pra mostrar bem como ficou o pãozinho, mas eu vou ficar devendo gente, imagina a minha ansiedade pra provar logo essa delícia rsrs. Fiquei muito feliz com a minha aquisição e espero trazer muitas receitas feitas nela :)

12 comentários:

  1. Adorei a receita do pão ,eu tenho uma máquina de pão e realmente ela é tudo de bom beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gu, amei seu post de hoje por duas razões: a primeira, claro, é pra te parabenizar pela compra da máquina da qual vc tanto ansiava, fiquei feliz de ver toda sua turma feliz hehe. Que delicia né, comprarmos algo que sonhamos e que é tudo o que esperávamos. A segunda razão foi o fato de assim como eu, muitas pessoas estão pensando em adquirir uma máquina dessa, e as suas impressões sobre ela, são muito bem vindas. Adorei saber que um dia posso ter a oportunidade de comprar uma máquina que alguém que conheço aprovou. E o melhor de tudo, o preço. Fiquei boquiaberta com o preço, em vista da praticidade da maquina e das muitas vantagens que ela oferece, achei um preço justissimo. Agora, seu pão. Gu, ficou lindo, adorei tudo, e já estou ansiosa pra ver outras receitas suas que sei ainda virão. Bjocas

    ResponderExcluir
  3. que delicia de pão! nunca fiz esse, sempre faço a massa da trança salgada recheada, e eh uma deliciaa! :D
    e ahaza pelo dia dos namorados,... aproveite, pq eu num tenho um! hauhauah


    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  4. Augusto,
    parabéns pela compra, a sua ajudante é maravilhosa!
    Nunca tive vontade de comprar uma máquina de fazer pães, agora lendo as vantagens e desvantagens me animo em comprar uma, e o preço está totalmente em conta, achei que fosse bem mais cara.
    O pão ficou lindo, lindo e com certeza uma delícia!
    Obrigada por compartilhar conosco este post tão esclarecedor!
    Valeu!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Augusto,
    Eeeeeeeeeeeeee, feliz pela sua MFP!!! xD
    Não é TUDO??? Eu adoro a minha! Esperei pacientemente por 4 anos para ter a minha e valeu a pena! Tbm comprei no Mg. Luiza e paguei R$ 9,10 a mais que vc, rs. O seu pão ficou lindo! Eu não uso muito a função "assar" dela, pois gosto de modelar os pães, por isso uso mais msm a opção "8" (se não me engano) que é "massa". Parabéns, foi uma ótima compra!
    Ah! Que dia dos namorados romântico, hein?! :)
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto. Parabéns pela compra, e que preço camarada? Você fez uma ótima aquisição. Eu tenho uma e utilizo pra muitas receitas (pães, pizza, pastel...) Ela é uma ajudante e tanto.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Augusto, que bom que a espera valeu a pena. Você gostou da sua máquina, e o pão ficou lindo, parabéns.
    Eu uso muito a minha mfp, ganhei do meu filho e faço várias receitas diferentes, gosto do resultado sempre, é tão prática.
    Um beijo e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  8. Oi Augusto, passando para lhe desejar um ótimo final de semana!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  9. MUITO UTEIS! Adorei as dicas, eu achava que essas maquinas nao valiam a pena, mas vou fazer um esforço para comprar uma pra mim, fiquei animada. Augusto, passando só pra dizer que o tema da blogagem coletiva de próxima quarta dia 20 será São João! Espero que vc possa participar. Beijos

    Larissa

    ResponderExcluir
  10. Oi, Guto,

    Eita, agora ninguém te segura e os padeiros que se cuidem, rsrs. A máquina é bem bacana e o pão me deu água na boca! rsrs.

    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. pagou barato mesmo!
    e concordo com você: não dá para reclamar do ciclo de 3h porque esse é o tempo necessário. não dá para apressar tudo na vida, né?

    abraços e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  12. PRIMEIRAMENTE ADOREI SEU PRIMEIRO COMENTÁRIO SOBRE O DIAS DO NAMORADO!
    Realmente seu "amor" deve ter ficado de sorriso de orelha a orelha... rsrsrs

    Agora sobre a MFP, ate que fim né meu amigo!
    A paciência valeu a pena! Comprou a mesma por um preço "JUSTÍSSIMO" e agora pode aproveitar ao maximo de suas ferias com essa incrível maquina!

    **ADOREI O REVIEW!**

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...