28 junho 2012

Bauru de Forno


Estou esperando minhas lindas férias chegarem para poder colocar meu bloguito em dia. Apesar de estar descansando a cabeça depois de tanto trabalho e pintando pouco por aqui, estou sempre conferindo as receitas maravilhosas dos amigos. O único triste da história é que se passaram tantas receitas que será impossível pôr tudo em dia, mas saibam que passei por todos vocês, mesmo que não tenha deixando um comentário carinhoso. Vamos  então seguir em frente com a receita de uma amiga muito querida.
Para testar a função "Massa" da minha MFP escolhi uma receita maravilhosa do Cozinhando com Josy. Tive uma experiência meio ruim com iogurte na massa uma vez, mas como eu confio nas delícias que a Josy prepara resolvi arriscar. Claro que não me decepcionei. A massa ficou linda, cresceu um montão e ficou macia, macia. Fiz o recheio com alguns ingredientes que estavam sobrando na geladeira, inclusive um requeijão cremoso da Tirolez que usei neste Kibe delicioso. Sobre o ciclo "Massa" da MFP eu só tenho elogios. Como eu já previa, a máquina é excelente para apenas sovar a massa também, pois sova muito, o que confere uma textura ultra macia no final.


Bauru de Forno
Ingredientes
Massa
½ xícara de leite morno
1 copo de iogurte natural (tire da geladeira uns 15 min antes de usar)
1 ovo
100g de manteiga amolecida (em temperatura ambiente)
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de fermento biológico fresco (ou 2 tabletes)

Recheio
1 xícara de salaminho em cubos pequenos
1 xícara de mussarela em cubos pequenos
1 colher de sopa de orégano
2 tomates sem sementes picados
½ xícara de requeijão cremoso de bisnaga
1 pitada de sal

Preparo
Versão MFP: Retire a fôrma de assar de dentro da MFP. Coloque os ingredientes da massa na ordem indicada. Recoloque a fôrma na máquina. Utilize o ciclo “Massas” da sua MFP. Deixe a máquina sovar a massa até que o ciclo cesse, (o meu ciclo dura 20 minutos pra isso.) Preste atenção a textura da massa e acrescente mais farinha se necessário. A massa tem que formar uma bola e ficar levemente pegajosa, se acrescentar muita farinha fica dura demais.
Versão à mão: Misture o fermento com o açúcar em uma tigela até dissolver. Acrescente o restante dos ingredientes e sove a massa até ficar bem elástica e uniforme.
Depois de sovada a massa, deixe descansar por 30 minutos em local sem correntes de vento até dobrar de volume. Divida a massa em duas. Abra com o rolo uma das partes e forre uma fôrma retangular média untada e enfarinhada. Espalhe por cima o salame, a mussarela, os tomates temperados com o orégano e o sal, e por cima o requeijão às colheradas. Abra a outra metade da massa reservada com o rolo e cobra o recheio. Salpique com parmesão ralado e orégano e leve ao forno pré-aquecido 180/200º por 45 min ou até doura.

Pulo do Gato: A MFP foi perfeita pra sovar a massa, deixou ela linda, elástica e o melhor, sem sujeirada na cozinha. Eu usei um truque para a massa crescer que é tiro e queda: ligue o forno por 5 min, desligue e coloque a massa coberta com um pano pra crescer lá dentro. Isso acelera e MUITO o processo. Quando for abrir a massa para forrar a fôrma, não se preocupe com as bordas, abra + ou - em formato retangular do tamanho correto e o que sobrar pro lado, empurre e ajeite pra dentro da fôrma mesmo. Não tem desculpa para não fazer se não tiver MFP hein, a receita original da Josy foi feita na mão e ficou linda, linda.

19 comentários:

  1. Oi Gu
    Que surpresa gostosa, fiquei muito feliz qdo vc disse que tinha receita da Josy aqui hehe. Que lindo ficou seu bauru, e que legal saber que vc está descobrindo maravilhas com sua máquina de fazer pão. E quem não tem, não tem desculpa como vc disse, dá pra ficar boa do mesmo jeito. Gosto muito dessa massa Guto, ela é ótima e podemos variar os recheios. Ficou bem grande a sua e pelo aspecto super macia. Estou muito feliz de saber que vc testou e aprovou. Obrigada pelo carinho e pela menção do meu link. É carinho prá lá de metro hehe
    Bjos (Te mandei um email)

    ResponderExcluir
  2. Aquele cantinho da Josy só tem coisas boas, né?
    Eu adoro ela.
    Adorei as fotos, apetitosa demais.
    e q chegue logo as ferias. hehe
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia Augusto as receitas que a Josy faz é muito boa mesmo beijos

    ResponderExcluir
  4. Guto, é isso aí! Que legal que você testou mais a máquina, não decepciona, né? Fala sério, este queijinho derretendo... e já está na hora do café!
    Beijo
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. hummm que delicia também faço uma parecida mas é integral ..parabens péla receita e as receitas da josy sao divinas ..parabens amei sua receita bjão

    ResponderExcluir
  6. Amigo,
    as receitas da Josy não tem erros eu adoro todas e sempre dão certo.
    O seu bauru ficou perfeito feliz de quem o comeu....hummmm...bom demais!
    Falando em kibe eu fiz a receita novamente e fiz a batata chips da Sileni várias vezes, o kibe e a batata ficaram sequinhos, bons d+!
    Logo vc vai está de férias, já estão chegando.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Quanto a essa ajudante vou ganhar uma no natal, é uma promessa do meu esposo, rsrs.
    Ela é uma bela ajudante e não tem erros não é?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. nossa que delicia de bauru!!!
    e que recheio hein?
    fiquei morrendo de vontade de experimentar essa massa!
    bjs bjs! E fica tranquilo que logo td fica mais tranquilo pra vc postar mais!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  9. O cantinho da Josy é maravilhoso, só tem gostosuras. Este seu bauru ficou muito bonito, fiquei até com água na boca :)

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  10. Guto, fuçando as coisas, descobri por acaso e consegui achar como fazer o atalho como o seu. Só que decidi fazer um outro modelo. Acho que ficou bom. Muito obrigado pela sua resposta lá no blog.
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  11. fazer pão é mesmo viciante, não?

    :)

    da sua pergunta sobre o conchiglioni (grande): sim, o preço dele é bem salgado. O que eu fiz foi juntar 8 amigos para uma reunião em casa, com todos os gastos divididos: e aí ficou barato - e, como sobrou massa, ainda fiz mais para levar para o trabalho (eram os mesmos amigos)

    abração e ótimo domingo pra você!

    ResponderExcluir
  12. Esse bauru ficou muito apetitoso!
    Bju

    ResponderExcluir
  13. Augusto, eu estou vendo em muitos blogs esse bauru de forno, acho que vou entrar na onda e tentar tb. O seu ficou particularmente muito bonito. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu também postei essa receita a semana passada, é muito gostosa, as receitas da Josy sempre são uma delícia!
    Andei sumida também por causa do meu cachorrinho dodói, mas agora estou começando a voltar a visitar os amigos!!
    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Augusto, andei afastada do blog e estou retornando aos poucos, é muito ruim essa ausência, pois a gente perde mt coisa boa nos blogs amigos! O bauru ficou divino e vindo da querida Josy não podia ser diferente, sem falar na queridona MFP que amo cada dia mais, rs.
    Ficou perfeito!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  16. ainda bem que tu encontrou o cantinho da Josy, de lá sai coisas maravilhosas.
    O Bauru ficou perfeito, ai de nós sem nossa querida MFP, excelente ajudante na hora de sovar.

    ResponderExcluir
  17. Olá Augusto,
    Hoje (através do bogue do Daniel) acabei conhecendo o teu e ainda bem!
    A Josy faz maravilhas na cozinha e esta receita é provo disso!
    Ficou lindo e apetitoso e dá imensa vontade de tirar um pedacinho para provar.
    Venha me visitar, ficarei encantada em o receber.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Hummmm que delícia de receita, adoro as receitas da Josy. E o seu bauru ficou lindo, tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...