17 junho 2012

Carolinas Recheadas com Doce de Leite


Confesso que não sou fã de carolinas acreditam? Acho que é o doce de leite industrializado que colocam nelas, fica um gosto muito artificial e exageradamente doce. Topei o desafio de fazer esse docinho em casa, já que são os preferidos do meu amorzinho. Me surpreendi pela massa usar água com gás. Tentei pesquisar pra ver que benefício isso trás a receita mas não achei a resposta, se alguém souber compartilha. Sobre as carolinas só tenho a dizer que ficaram ESPETACULARES. Sério, levei pro trabalho e senti até certa dose de culpa porque lá no fundo eu queria comer tudo sozinho rsrsrs. Superei meu trauma de Carolinas com certeza.

Carolinas Recheadas com Doce de Leite
(Receita do livro Culinária de todas as cores)

Ingredientes
100g de manteiga
300ml de água com gás
2 colheres de sopa de açúcar
130g de farinha de trigo
4 ovos ligeiramente batidos

Recheio
1 lata de leite condensado cozido por 35 min na pressão

Cobertura
100g de chocolate ao leite (eu usei de cobertura, que não necessita de choque térmico)

Preparo
Derreta a manteiga com a água e o açúcar em uma panela de fundo grosso. Espere ferver e acrescente imediatamente a farinha de uma vez. Mexa vigorosamente com uma colher de pau por alguns minutos até soltar bem do fundo da panela e formar uma bola. Ponha a massa numa tigela e deixe descansar por 15 minutos. Acrescente os ovos aos poucos e continue batendo, até que a massa fique macia e brilhante. Eu usei a batedeira.
Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque colheradas de massa ou use um saco de confeitar com bico bem largo. Asse em forno pré-aquecido 200º por 35 minutos até dourar levemente. Fure as carolinas com uma faca para liberar o vapor e mantenha-as no forno até secarem (mais uns 10-15 minutos). Desligue e deixe esfriarem dentro do forno.
Após estarem frias, corte-as ao meio e recheie com uma colherada de doce de leite. Para a cobertura, derreta o chocolate picado no microondas de 30 em 30 segundos até ficar liso e sem pedacinhos. Espalhe uma colher de chá de chocolate derretido por cima de cada uma.

Pulo do Gato: Na minha opinião nada se compara ao doce de leite feito com leite condensado cozido, fica anos luz a frente desses industrializados. A medida de uma lata deu certinho para rechear generosamente todas as Carolinas. Elas ficaram "suadinhas" na foto porque estavam na geladeira. Renderam 23 unidades.

16 comentários:

  1. Nossa, que delícia!!!
    Amo carolinass! Aqui na minha cidade a gente chamava de bombinha!!! mtooooooooooo bom e mto comfort food isso! Há tempos tava querendo fazer, quem sabe agora com sua receita nao tomo coragem?
    hehehe
    beijos!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Augusto eu vou anotar a receita ,bom domingo beijos

    ResponderExcluir
  3. AUGUSTO,
    UAU....FICARAM LINDAS E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
    LEITE CONDENSADO COZIDO NA PRESSÃO É O MELHOR DOCE DE LEITE QUE EXISTE OS OUTROS QUE VENDEM POR AÍ SÃO ENJOATIVOS E NÃO DESCEM,RSRS.

    BEIJOS ♥

    ResponderExcluir
  4. querido ficou perfeita sua receita ..eu também sou da sua opinião ..doce de leite feito emcasa émuito melhor
    eu uso os indutriaçlizados mas não éa mesma coisa né
    amei sua receita boa semana
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Amei, vim ver seu blog e ser recepcionada com carolinas, foi tudo. Boa semana

    ResponderExcluir
  6. Querido Augusto, meu marido outro dia por acaso comentou que faz tempo que não faço carolinas. Ele nunca pede nada mas de vez em quando solta esses comentários aleatoriamente para ver se eu "compro" a idéia! rsss E vc postando suas carolinas eu estou achando que é um sinal viu! rss
    Imagino a satisfação do seu amor degustando este doce feito por vc! Nada se compara a doce de leite de leite condensado e daquela marca da latinha acinturada! rsss Só de ver aqueles baldes de doce de leite industrializado me dá arrepios, puro corante, aromatizante, espessante e outros "antes" que não devem fazer nada bem pra saúde muito menos paladar! :(
    Bjss e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de receita. Eu gosto demais de carolinas e já vou guarda a receita.

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. q delíciiiaaaa

    Beijos :*
    Boa Semaninha ")

    ResponderExcluir
  9. Que perfeito...carolina com doce de leite combina muito bem!!
    Beijos, boa semana
    Ana Claudia
    http://anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Augusto, eu sou uma formiga, mas nao gosto de doce de leite pq acho muito doce. Suas carolinas ficaram lindas, eu não teria levado pro trabalho, comeria tudo sozinha escondida do meu marido kkkkkkkkk. Sobre a BC pode ser um post novo ou já publicado, desde que tenha relação com o tema São João e pode ser incluído a partir de amanhã no mural lá no blog até o dia 27. Tem bastante tempo então, espero que vc possa nos presentear com uma das suas delícias. beijos

    ResponderExcluir
  11. Gu querido amigo, estive doente mas agora já um pouco melhor, que delicia de carolinas, eu adoro e como vc também acho as carolinas de padaria muito ruins,nada como doce de leite cozido em casa. Que lindas ficaram e que carinho com seu amor. Ela deve ter amado. Gostei muito da receita, qualquer hora vou me arriscar e fazer. Quanto a água com gás na receita, dizem que deixa a massa mais leve, veja esse site de receita de crepes

    http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/09/saiba-como-preparar-tradicional-massa-de-crepe.html

    Parabéns pelas carolinas ficaram deliciosas com certeza. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Amigo, ainda hoje vi a receita de uns profiteroles e fiquei com água na boca. Agora vem você com essas carolinas, assim não dá, é muita tentação pra minha pessoa, anotei aqui!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  13. Faz tanto tempo que não como carolinas que olhando sua foto fiquei "aguando" de vontade aqui. Pena que estas de padaria estão sempre velhas e não têm gosto de nada :(
    Fiz uma vez só em casa, há muuuito tempo atrás, e fiquei curiosa com a água gaseificada, será que ajuda a massa a ficar mais aerada e estufar durante o cozimento? Só estou chutando aqui, rs.
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Augusto,
    Adoro carolinas, principalmente as recheadas com chocolate, já que não sou fã de doce de leite, mas com certeza o doce de leite feito em casa com o leite condensado cozido é mt mais gostoso, sem sombras de dúvida! Adorei a receita, ficaram lindas.
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  15. nunca tinha pensado em misturar água com gás na massa paara ela ficar mais leve

    bem legal a ideia
    XD

    ResponderExcluir
  16. ahh! Posso dizer que meu recheio preferido de qualquer coisa é DOCE DE LEITE! Ainda mais se acrescentar pessego *-*
    Carolinas sempre foi minha paixão desde criança... e essa receita posso dizer que foi minha preferida!

    Parabéns Guto!

    Obs. Tenho certeza que "seu amorzinho" deve ter se apaixonado com essa receita! rsrsrs

    Boa semana!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...