21 fevereiro 2013

Macarrão ao pesto de salsa com brócolis e salsicha


Reunir os amigos em casa é sempre muito bom. Aqui, quando fazemos isso quase sempre optamos por algo fácil e prático para comer, como cachorro quente por exemplo. Mas tem que ser completíssimo, com salsicha, molho, batata palha, milho, ervilha, vinagrete e purê de batata. Dessa última vez sobraram algumas salsichas e como já estava empapuçado de lanche corri atrás de uma receitinha diferente. Salsicha é um ingrediente que nem todo mundo gosta fora do lanche. Eu mesmo dificilmente como de outra forma. Quando vi essa receita neste site aqui sabia que tinha de ser ela. Nunca tinha comido macarrão ao pesto e a combinação de ingredientes me chamou atenção logo de cara. Além de muito fácil de preparar, ficou delicioso. Recomendo esta receita principalmente para quem não curte muito salsicha. Neste sábado vai acontecer o encontro com a turma da blogosfera e estou cada vez mais ansioso. As meninas estão caprichando na organização do evento. Na segunda eu conto como foi.

Macarrão ao pesto de salsa com brócolis e salsicha
(Receita daqui

Ingredientes
Pesto
3/4 de xícara de azeite
2 dentes de alho (usei uma colher de chá cheia de alho triturado)
1/2 xícara de castanha de caju
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 maço de salsa (somente as folhas)
1 pitada de sal

Macarrão
6 unidades de salsichas
500g de macarrão gravatinha
1 maço de brócolis japonês cozido (ainda meio durinho) separados em floretes
1/2 colher de zeite
1 pitada de sal
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas (não usei)

Preparo
Pesto: No liquidificador coloque o azeite, o alho, a castanha de caju, o parmesão, a salsa, o sal e bata bem até virar uma pasta (pesto). Reserve.
Macarrão: Afervente as salsichas, corte-as em rodelas. Refogue o brócolis no azeite com o sal, acrescente a salsicha e refogue mais um pouco com a panela destampada. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra e acrescente imediatamente o pesto e o refogado de salsicha e brócolis. Misture bem até que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos pelo pesto. Sirva em seguida.


Pulo do gato: Quando for montar o macarrão, faça rapidamente se for servi-lo quente. Caso prefira frio, espere esfriar e leve a geladeira. Dos dois jeitos fica maravilhoso. Sirva com bastante queijo parmesão ralado por cima. O pesto é um molho italiano que originalmente é feito com manjericão fresco e pinoli. Aqui temos uma variação mais abrasileirada, que também fica uma delícia, além de bem mais em conta. Na próxima receita vou experimentar usar cubos de frango no lugar das salsichas e castanha do pará no lugar da de caju. 

11 comentários:

  1. Um prato bem delicioso, tem tudo para me agradar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Como é que eu posso querer fazer dieta com um prato tão apetitoso na minha frente!
    Augusto eu citei o seu blog na postagem de hoje num Tag de perguntas.Fique à vontade para responder ou não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo, eu a-do-ro salsicha, como de qq jeito, no lanche, no almoço, no jantar, na macarronada, frita, cozida, assada e até crua, hahaha. já meu marido, só come no lanche mesmo... nem td é perfeito, né?! rs Adorei a receita!
    Meu querido, estou quase concluindo os miminhos pra vc, só mais uns dias e já estarei te enviando. Estou louca para saber do encontro entre blogueiros, vai um sucesso com certeza!
    Uma ótima noite pra vc!
    Bjsss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, bom dia!
    Antes de ler a sua receita fui ao congelador e tirei as minhas salsichas, rsrs, vou fazer este prato p/ o almoço, deu água na boca, gostei muitooooo!
    É muito gostoso reunir os amigos, dar boas risadas e bater um bom papo.

    Dê um abraço nas meninas por mim!
    Feliz encontro, quero ver as fotos!

    Beijos, bom fds!

    ResponderExcluir
  5. Amo o pesto tradicional, com manjericão e pinoli, mas gostei muito dessa receita feita com salsa e castanha de caju!
    Bjim e tenha um ótimo fim de semana.
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Guto querido vc anda arrasando e dando show em sua cozinha hem! Uma delicia atrás de outra. Amei essa massa, achei super bacana, pois como vc, também aqui em casa gostamos de salsicha só em cachorro quente e como vc falou: completo hehe. Adoro massa ao pesto é irresistivel e com as salsichas é uma variante deliciosa. Aprovadissima receita. Gostei. Bjocas bom final de semana

    ResponderExcluir
  7. Augusto querido, que receitinha saborosa, só de olhar p/essa foto já fiquei com a boca cheia d'água.
    Hummm!!!!

    Amigo, passei p/ te desejar um FDS muito maravilhoso e especial.

    ResponderExcluir
  8. Menino, que coisa boa eu ter ido ao encontro, e Deus me apresentou vc, parecia que eu já te conhecia a anos...e assim vai ser, não quero mais te perder de vista..vc é uma pessoa muito iluminada..

    ResponderExcluir
  9. Ah!! e teu blog é lindo.. lindo.. lindoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...