27 fevereiro 2013

Mantecal - Biscoitinhos que derretem na boca



Eu adoro esses biscoitos. Todo mundo que come se surpreende em como fica fiel ao original, aliás, fica muito melhor. Derrete na boca e garanto: é impossível comer um só. Além de baunilha, você pode aromatizá-los com raspas de laranja, limão ou essência de amêndoas. A receita rende mais de 40 biscoitinhos. São ridiculamente fáceis e rápidos de preparar. Em 40 minutos já estão saindo do forno e você pode saboreá-los tomando uma gostosa xícara de chá. São perfeitos também para presentear. Se você não gosta de goiabada, substitua por geléia no sabor de sua preferência ou até mesmo não coloque nada e passe os biscoitos no açúcar de confeiteiro. Só de lembrar do gostinho deles já me dá água na boca. Ainda bem que tem metade da gordura vegetal na geladeira esperando para virar uma nova remessa desses biscoitinhos lindos. No encontro das blogueiras no sábado, a querida Fabíola nos presenteou com uns biscoitinhos maravilhosos que também pretendo fazer em breve. Para vocês terem uma ideia eles nem conseguiram chegar em casa pois acabei com todos lá mesmo.



Mantecal

Ingredientes
250g de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
250g de açúcar peneirado
450g de farinha de trigo (+ou-)
1 colher de café de essência de baunilha

150g de goiabada em cubinhos (ou o quanto baste)

Preparo
Misture a gordura vegetal com o açúcar e a essência. Coloque a farinha de trigo aos poucos. O ponto é quando a massa não estiver muito mole nem muito dura. Se pôr demais os biscoitos ficam duros, se pôr de menos eles derretem no forno. Forme bolinhas, achate-as e coloque em uma fôrma grande untada e enfarinhada. Faça um leve buraquinho em cada bolachinha e coloque um cubo de goiabada. Leve ao forno preaquecido 180° por 20 minutos ou até corar levemente.

Pulo do gato: Use a ponta do cabo de uma colher de pau para fazer o furinho nos biscoitos. Para moldá-los eu uso uma técnica especial, não sei se consigo explicar mas vou tentar. Você vai precisar de um prato raso e um copo de vidro com a boca larga (maior que um copo americano). Forme uma bolinha com as mãos e achate-a levemente. Coloque no prato, o copo por cima e mantendo o prato no lugar, faça movimento em círculos bem rápidos com o copo (a bolachinha vai andar pra lá e pra cá dentro dele). A bolacha fica com um acabamento bem arredondado e perfeitinho. Não sei se consegui explicar bem mas está valendo kk. Quem sabe um dia faço um vídeo para ilustrar não é?

18 comentários:

  1. Nossa que delicia meu amigo estou levando a receita comigo pois bolinhos la em casa nunca sai demais as crianças sempre gostam de ter a lata cheia...

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de biscoitinhos vou levar a receita
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi D Augusto, amo de paixão essas bolachinhas, você me deixou com água na boca agora e com a cabeça tonta rsrs, to aqui tentando imaginar como é essa sua técnica, te apoio a fazer o vídeo, vai ser legal mostrar como se faz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem que eu escutei qualquer coisa sobre estes mantecais lá no encontro. Então agora é só me mandar um pacotinho!!! kkkkk
    Um causo: quando eu estava esperando minha primeira filhota, fui seca comprar um mantecal que vi no mercado perto de casa. Desejo de grávida, a gente respeita! Quando dei a primeira mordida... hã??? o que é isso? Sabe o que aconteceu? o confeiteiro ao invés de colocar gordura vegetal, colocou banha!!! E aí não deu pra comer mantecal com gosto de bacon, né!

    ResponderExcluir
  5. Guto meu querido amigo, também sou super fã de mantecal, ja tentei fazer alguns e não gostei e vi que sua receita é diferente, acho que o segredo está na gordura hidrogenada. Vou levar a receita. Concordo com a Sol viu Guto, um video pra vc ensinar a técnica iria ser bom. To brincando, entendi sim e adorei sua técnica, nunca havia pensado nisso, de fato com o biscoitinho dançando em círculos dentro do copo, com certeza vai ficar redondinho. Adorei essa técnica, e adorei a receita, quando fizer te conto. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto, adorei sua receita.Consegui entender perfeitamente como fazer para os biscoitos ficarem bem redondinhos.Vou experimentar esta receita.Quando fizer venho te contar como ficaram.Beijos querido.

    ResponderExcluir
  7. Meus biscoitinhos prediletos..!

    beijinhos linda :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  8. oi meu querido eu amo mantecal são divinos mesmo e so seus estão mais que perfeitos ...parabens ...eu adoro fazer eles mesmo com gordur de coco ou até mesmo com gordura vegetal pois é a gordura perfeita para eles né mesmo ???amei mesmo querido...parabens

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo!
    Sou apaixonada por biscoitinhos caseiros, esses ficaram com uma cor linda e o aspecto delicioso, vou levar a receita essa eu não vou perder, amei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá meu amigo, eu amo esses biscoitinhos, são deliciosos e impossível de comer um só! Adorei a receita e entendi perfeitamente a técnica para moldá-los, vc explicou mt bem! Meu querido, tudo está pronto, agora só falta empacotar e despachar!
    Estou feliz pq consegui encontrar os prendedores que eu queria!
    Bjsss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  11. OI Augusto,
    Esses biscoitinhos são uma tentação. Tem uma versão conhecida por 1,2,3 que também são deliciosos.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Augusto, vc me levou de volta a infância há muitos anos atrás.. hehehe, minha avó fazia muito a aprendi com ela. mas fazem muitos anos que não preparo, vc me deixou com água na boca e com vontade de matar a saudade.
    Estou fazendo um mural de receitas para a Páscoa, se puder participar, ficarei mega feliz.
    Beijinhos, bom findi

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo, ofereci um selinho pra vc lá no meu bloguito!
    Ótimo final de semana!
    Bjsss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  14. Augusto,
    Esses biscoitinhos estão com um aspeto tentador.
    Ficaram lindos e perfeitos :) Excelentes para acompanhar
    um belo café ou chá.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Que aspecto saboroso,
    até parece que lhe sinto o sabor..
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  16. Fabiola mais que tipo de banha esse confeiteiro usou, pq não exixte banha feita de bacon e sim da gordura que se tira do porco essa não tem gosto de bacon e fica mto melhor do feito com a hidrogenada te garanto porque eu faço e todo mundo adora. abraço

    ResponderExcluir
  17. Oi Augusto! Foi essa delicias que você preparou para o 2º encontro de blogueiros? Estavam ótimas! Quero fazer! Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...