14 fevereiro 2013

Cherry pie - Torta de cerejas, carnaval e valentines Day


Apesar de não acompanhar nem comemorar muito eu até gosto do carnaval. Acho lindo o colorido e a musicalidade do feriado. Carnaval é algo que praticamente só existe no Brasil, pelo menos do jeito que fazemos. Dizem que o ano só começa depois dele então a desculpa dos preguiçosos já acabou rs. Agora, uma coisa que existe em muitos lugares do mundo é o dia dos namorados ou valentines day. E não pense que são só os namorados que comemoram não hein. Os casados, os enrolados, os amasiados... Qualquer pessoa que tenha ao seu lado alguém especial tem que celebrar este dia. Este e todos os outros do ano na verdade né. Para esta data especial, que tal uma sobremesa linda como esta? Cherry Pie, a tradicional torta de cerejas americana. Além de linda, é perfeita para servir morninha com uma bola de sorvete do lado. Quando comprei na feira esse monte de cerejas, sabia exatamente onde procurar uma receita para usá-las. A Cozinha Coletiva do Richie, ou na minha opinião, o paraíso das Tortas. Se você procura uma sobremesa chique, fácil e que vá impressionar quem vai comer, com certeza você achará lá. Happy Valentines Day a todos os apaixonados S2.




Cherry pie - Torta de cerejas
Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
150g de manteiga gelada em pedaços
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de água gelada (não usei)

1 gema para pincelar

Recheio
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
Raspas de 1 limão, mais suco de metade dele
4 xícaras de cerejas frescas descaroçadas

Preparo
Massa: Misture todos os ingredientes até formar uma bola. Acrescente a água gelada caso seja necessário até dar o ponto. Reserve na geladeira por 1 hora.
Recheio: Misture o açúcar, o amido de milho, o suco e as raspas de limão. Gentilmente acrescente as cerejas e misture até envolvê-las bem.
Montagem: Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga (com um rolo ou uma garrafa bem limpa) até a espessura de 1 cm. Com cuidado coloque essa massa por cima de uma fôrma de fundo falso (21 cm) e ajeite bem. Retire todos os excessos deixando o fundo e as laterais cobertas. Com o restante, abra de novo da mesma maneira e corte em tiras de 1 cm de largura mais ou menos. Coloque o recheio sobre a massa e com as tiras monte uma treliça por cima (Como na foto). Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido 210/240° por 40 minutos ou até dourar bem.

Pulo do gato: Ao sair do forno o recheio ainda está bem líquido. Deixe esfriar e leve a geladeira por alguns minutos para firmar bem. Acredito que uma variação com morangos junto com as cerejas ficaria maravilhosa. Essa sobremesa é perfeita para os dias de verão pois além de ser bem leve, não é muito doce e servida com sorvete como eu falei fica uma tentação.

16 comentários:

  1. Que delicia de receita simplesmente adorei parabéns.
    Essa eu vou fazer, sua receita ficou divina. Beijos Luci

    ResponderExcluir
  2. meu querido só posso te dizer uau que perfeição das tortas que vejo poe aí a sua me lembra aquelas tortas ameiricanas lindas e perfeitas sabe que eue stava namorando ela e vc fez e eu achei o maximo e vc via me perdoar meu amiga mas vou fazer sua torta que mega divina ..amei ,queido descup e a ausencia é que estava indo buscar os presentes de vcs ...mas estou voltando á ativa ok
    bjão doces nos vemos no encontro

    ResponderExcluir
  3. Essa tarte esta linda e com cerejas eu não resistia.
    Adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Augusto meu amigo, que delícia de torta, hummmmm...

    Maldade mesmo é ainda servir com uma bola de sorvete. Meu Deussssss!!!

    Beijos e uma feliz noite p/comemorar o " Valentines day "

    ResponderExcluir
  5. Oi D Augusto.As tortas do Richie são fantásticas.Sempre fico babando nas otrtas dele.E você reproduziu perfeitamente bem.Sua torta ficou linda e deliciosa com ou sem a bola de sorvete.Ficou dimais.Beijos querido, e até o nosso encontro de blogueiros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, D, bom dia!

    A sua torta ficou linda, a cor do recheio é maravilhosa. E está claro que ela também é muito saborosa!

    Beijo e bom fim de semana, garoto!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu cozinheiro lindo!
    Amei de coração a sua torta ficou sem sombras de duvida uma verdadeira maravilha para todos como dizes...um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo!
    Uau......que linda!
    Sua torta ficou tentadora, recheio perfeito!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Augusto, vc está arrebentando hein? que torta linda e deliciosa, babei no teclado agora... hehehehe
    Beijinhos, bom final de semana

    ResponderExcluir
  10. Jesus, q delíciaaa!

    beijocas :*
    Bom Find ")

    ResponderExcluir
  11. Amigo, passei p/ deixar bjssss e desejar que o teu FDS seja muito maravilhoso e abençoado.

    ResponderExcluir
  12. Mas esse meu amigo está ficando chique. Que maravilha de torta Guto, achei lindissima e imagino a delicia que ficou. Gostei demais, e queria ter a sua técnica exata do trançado lindo que vc fez, os meus ficam horrorosos. Linda, para a data é algo assim super especial. Parabéns Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  13. Oie amigo, que torta lindaaa! Uma receita digna de comemorar o Valentine's Day, que por sinal foi no dia do níver do meu marido, mas costumamos comemorar o dia dos namorados em junho msm pq tbm é um dia antes da data que nos conhecemos, então é comemoração em dose dupla, rsrs. Amei esta receita, acho que a massa dá pra fazer na MFP, não?!
    Ótimo final de semana! :))
    Bjsss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  14. oi Augusto que delicia de torta estou levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  15. Linda sua torta, a manteiga é com ou sem sal?! Adorei o blog, estava procurando por uma receita com cerejas e achei essa incrível

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...