18 fevereiro 2013

Pãozinho recheado com ricota e calabresa


Apesar desses pãezinhos terem ficado lindos e de quem comeu ter elogiado (e muito) tenho que confessar que não consegui comer nenhum sequer. Descobri que odeio ricota kkkkkk. Eu já até tinha comido anteriormente mas acho que acabei deletando da minha mente o fato de não ter gostado. Ainda bem que no finalzinho da receita acabou o recheio e tive de fazer um dos pãezinhos sem ele. Deu pelo menos para atestar que a massa é maravilhosa. Eu nem iria publicar essa receita mas fui praticamente obrigado. A pessoa amada, minha mãe e até a vizinha adoraram os pãozinhos e mesmo eu não comendo nenhum, eles acabaram num piscar de olhos. A massa veio de uma coleção de livros que eu já falei por aqui. Estou tentando cumprir minha meta de utilizar mais os meus livros de receita.
Neste final de semana vai acontecer algo super legal. Vou conhecer a Sadhia, a Ana e muitas outras amigas blogueiras num encontro que vai vamos realizar aqui em SP no bairro da Liberdade. Estou super ansioso para conhecer as pessoas por trás de blogs tão queridos. Na semana que vem conto tudo para vocês. Quem quiser participar é só mandar um email para a Sadhia ou para mim mesmo que explicamos tudo.



Pãozinho recheado com ricota e calabresa
(Receita do livro - Culinária de todas as cores: 200 Receitas de pães tentadores)

Ingredientes
Massa
200 ml de água
2 colheres de sopa de manteiga (usei margarina)
2 colheres de chá de açúcar
1 e ½ colher de chá de sal
500g de farinha de trigo (+ ou -)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio
300g de ricota
1 gomo grande de lingüiça calabresa moída
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 pitada de sal

1 gema para pincelar

Preparo
Recheio: Misture todos os ingredientes e reserve.
Massa na MFP: Coloque na MFP os ingredientes na ordem da receita e ligue no ciclo massa. Acrescente um pouquinho mais de farinha ou mais água até dar o ponto. A massa fica meio grudenta, mas formando uma bola uniforme. Não acrescente farinha demais para não pesar a massa.  Deixe a MFP bater por uns 20 minutos, não é necessário deixar o ciclo todo.
Massa na mão: Misture 2/3 da farinha de trigo com o fermento seco e faça uma cova no meio. Acrescente o restante dos ingredientes agregando bem, misture o restante da farinha até dar o ponto e sove a massa por cerca de 20 minutos.
Coloque a massa numa vasilha grande, cubra com um pano e deixe crescer em local livre de correntes de vento por 1 hora. Depois disso, trabalhe a massa por alguns segundos para tirar o ar, modele os pãezinhos pequenos em forma de rocambole recheando bem. Amasse o rocambole alongando ainda mais ele e corte ao meio formando dois pães. Coloque-os em uma fôrma untada e enfarinhada, pincele com a gema e deixe crescer novamente por mais 1 hora. Leve ao forno preaquecido por 180/200° até dourar.


Pulo do gato: A massa é uma das mais fofinhas que já provei mas aconteceu um acidente de percurso no preparo. Me esqueci de colocar os pãezinhos no forno e quando fui me tocar já estava saindo para a faculdade. Acabei colocando só quando voltei, o que deixou eles crescnedo por umas 4 horas depois de montados kkkk. De todo jeito eles ficaram maravilhosos e na próxima vez vou exprerimentar com outro recheio.

20 comentários:

  1. Olá querido amigo, bom dia! Você está ficando expert na arte de fazer pães, cada receita de pão que aparece por aqui de cair babando. Sabe que eu tbm não gosto mt de ricota? Dificilmente compro aqui em casa. Puxa vida, queria mt ir a esse encontro de blogueiros, já pensou? Seria bom demais conhecer os amigos blogueiros, mas como falei pra Sadhia, além de morar longe, meu marido teria que me levar pq não sei andar sozinha em SP, kkkk. E tbm estamos planejando ir pra Caraguá, na casa da minha irmã, na sexta-feira e voltar na segunda. Quem sabe num próximo!
    Bjão meu amigo,
    Linda semana pra vc! :))
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo, isso acontece aqui em casa, mas é meu filho quem não gosta de nada com ricota, não adianta dizer que não é ricota, ele percebe e nem prova...rs! O pão ficou com aspecto maravilhoso, a massa parece ótima.

    Babei na torta de cerejas, algum tempo atrás também caí na tentação e fiz, é deliciosa e a foto da fatia fica linda, né?

    Estou muito triste por não poder ir ao encontro sábado, mas com certeza outras oportunidades virão...aproveitem e tirem bastante fotos, ok?

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk, então você não comeu nenhum pãozinho? kkkkkkk, muito engraçado, rsrs.
    A massa ficou maravilhosa, vc deveria fazer a metade com ricota e a outra com outro queijo, rsrs.

    O encontro de vcs vai ser bom demais, dê um abraço nas amigas por mim!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi D Augusto, adorei sua receita.O pão ficou fofinho e lindo.Sempre vi receitas de recheio com ticotas doces, adorei a idéia dela salgada.Parece delicioso.Arrasou.
    Beijos querido, tenha uma ótima semana,.Esta chegando o dia, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, cada pão que vejo aqui... afff
    Esse está de lamber o monitor. Só tem perdição nesse blog...
    hehehe, beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  6. Que pãezinhos deliciosos estes,já comia 1 ou 2 :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha de pàozinho deve ser muito bom eu adoro ricota
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Esses pãozinhos estão com um aspeto delicioso :) Amo ricota por isso para mim estão perfeitos. Ficaram lindos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. oi meu querido eu amo ricota mas meu filho odeia então eu tenho um truque para isso eu saborizo ela com um caldo de legumes em pó e coloco queijo muçarela junto aí sim ele come ..nesta mistureba eu adiciono um ovo batido e sabe muda completamente o sabor ..amei sua receita e vou levar comigo ..não disse que seria facil vc fazer pães né mesm o??? olha só que lindos que estão este pães ..parabens meu querido bjão grandes

    ResponderExcluir
  10. Esses pãezinhos recheados são tudo de bom mesmo (mas confesso que também não gosto muito da ricota, mas podemos trocar por outro para podermos apreciar essa delicia também né? rs) Beijão e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com água na boca vendo esse pão :)
    Susy

    ResponderExcluir
  12. Guto querido que pena que vc não gosta de ricota, adoro acho deliciosa, bem temperadinha, mas gosto não se discute se vc não gosta, não gosta e ponto. O fato é que ficaram lindos seus pãezinhos. A massa muito boa, e quanto ao tempo de 4 horas, sabia que quanto mais tempo mais macia fica a massa? Vc ta um verdadeiro profissional no quesito pães, bolos e tudo afinal! Pena que não vou ao encontro, gostaria muito mas justo esse dia tenho o niver do meu afilhado, gostaria muito que voces viesse pra cá um dia. Quem sabe. Bjos meu amigo. Boa semana

    ResponderExcluir
  13. Hummm adoro ricota..!

    Beijinhos :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  14. passei pra te fazer uma visita,adorei o blog.beijos
    http://chique-debonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, D,

    Os seus pãezinhos só não me deixaram babando porque, por coincidência, eu acabei de fazer e comer uns pãezinhos também, rsrs. A ricota é um queijo de sabor muito suave, ela só fica mesmo boa com outro acompanhamento, rsrs. Dá pra ver que os pãezinhos ficaram fofos e gostosos, rsrs.

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Ai tu não gosta de ricota, temperadinha é bom, vai dar outra chance ao teu paladar, vai que tu não comprou a marca certa.rsrs Adoro fazer pães. hoje vou fazer um de batata.

    ResponderExcluir
  17. Ola D. Augusto vejo sempre seus comentários em blog amigos e resolvi vir conhecer o seu cantinho e quanta delícia a gente encontra aqui.
    Bjs
    Sol

    ResponderExcluir
  18. Caro Augusto
    Hehehe! Também já cozinhei e não comi por não gostar de algum ingrediente!
    Não como calabresa, mas adoraria comer esse pãozinho com a ricota!
    Bom encontro - aproveite!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  19. Gente, detesta ricota? como assim? rsss
    Que pena!
    Mas você pode da próxima vez rechear seus pãezinhos com outra coisa né? me pareceram tão macios....
    e essa torta linda aí em baixo? menino você está demais!

    Grande abraço, e ótimo encontro pra vocês aí em Sampa, pena que eu moro longe!

    ResponderExcluir
  20. Oi Augusto querido, temos algo em comum, tb não gosto de ricota de jeito nenhum kkkkk
    agora, que esses pãezinhos devem ter ficado deliciosos, ah, isso deve...

    Oh amigo, queria tanto participar desse encontro. Quem sabe em outro eu esteja em SAMPA né?

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...