Normalmente eu ou o Douglas sempre estamos trabalhando na véspera de Natal, então costumamos passá-lo aqui em casa mesmo e o ano novo com a família. Mesmo estando em dois (ou mais um pouco quando alguém fica por aqui também) isso não é motivo para não fazermos uma ceia de Natal. Este ano, como comentei no post passado, preparei um Peru com Limão, Ervas e Vinho Branco. Que tempero divino meu Deus. O azedinho adocicado do limão siciliano e o gostinho aromático das ervas deixou este Peru incrível. Separei todo o caldo que se formou na assadeira e guardei, pois era até pecado descartá-lo. Todos os sabores que se encontravam no assado estavam contidos nele. Aproveitando que sobrou muuito Peru resolvi usar este molho e transformar as sobras num novo prato. Quase posso afirmar que ficou melhor do que o Peru inteiro da véspera kkkkk. Se você usar a critividade pode transformar as sobras em um prato tão bom, ou até melhor que o original. Eu fiz com Peru, mas se você tem sobras de chester, frango ou qualquer carne assada o princípio é o mesmo. Faça um molho com o que sobrou da assadeira e sirva sobre estas sobras em pedaços.
Aproveitando que faltam alguns dias, e sei que muita gente está sem ideias do que preparar para a ceia de ano novo, durante esta semana vou postar a receita de todos os pratos que fiz para minha ceia de natal. Foi tudo muito simples, mas incrivelmente delicioso. Quem sabe algum deles não inspira vocês também não é?
Assado de Sobras de Peru ao Molho Cítrico
Ingredientes
Sobras de Peru ou Chester
O caldo que se formou na assadeira
Suco de uma laranja
Vinho branco (se o caldo já não tiver)
1/2 colher de farinha de trigo
Preparo
Na minha receita de Peru do natal se formou bastante caldo. O que fiz foi reduzir bem este molho levando ao fogo numa panela. Depois, espremi o suco de uma laranja, misturei a farinha de trigo e mexi até engrossar levemente. Minha marinada já continha bastante vinho branco. Se a sua não tiver, acrescente um pouco. Para servir, numa assadeira coloque os pedaços de Peru ou chester, regue com um pouco deste molho e leve ao forno alto 230° até dourar (uns 20 minutos).
Pulo do Gato: Se a sua assadeira ficou com bastante resíduos do assado, você pode colocar o vinho direto lá e levar ao fogo (ou forno) para que estes resíduos se soltem e você possa usar no molho. É lá que estão concentrados todos os sabores. O caldo reduzido do assado contém bastante gordura. Uma dica para eliminá-la é colocá-lo na geladeira. Na hora de usar, você vai perceber que toda a gordura se concentrou no topo, aí é só tirar com uma colher.
Uma ceia de Natal beeeeeem farta! kkkkkkk (graças a Deus)!
ResponderExcluirAcabamos fazendo outro prato com as sobras.. Posso parecer suspeito em comentar mais ficou "INCRÍVEL"! Espero não ter que esperar o próximo Natal para comer outra vez kk #gordinho