26 janeiro 2012

Coxinhas Fantásticas


AS MELHORES COXINHAS DO MUNDO. Simples asssim.
Me arrisquei a fazer coxinhas uma vez na vida e na época não ficaram muito boas, mas como sou brasileiro e não desisto nunca lá fui eu atrás de uma nova receita e eis que acho a da Érica do Cantinho delicioso. A massa fica muito macia, aquele gostinho de batata hummmm só provando pra sentir. Repeti a receita na mesma semana mais uma vez e já estou com o freezer cheio de coxinhas até dizer chega. Sério, é a melhor massa de coxinhas que já provei na vida.

Ingredientes
3 xícaras de caldo de frango (do cozimento)
1 pitada de colorífico
½ xícara de óleo
1 xícara de farinha de milho
3 xícaras de farinha de trigo
3 batatas médias cozidas e espremidas

Recheio
1 peito de frango grande cozido e desfiado
1 cenoura grande cortada em cubinhos pequenos
2 tomates sem sementes cortados em cubinhos pequenos
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho amassadinhos
½ xícara de cheiro verde picadinho
Sal e cubos de caldo de galinha (usei 2 e 1/2 potinho para o tempero)
farinha de rosca

Preparo 
Recheio: Cozinhe o frango em bastante água e 2 cubos de caldo de galinha até amaciar. Desfie bem ainda morno e reserve 3 xícaras do caldo. Refogue a cenoura com um pouquinho de água por uns 4 min, acrescente a cebola, alho, o frango e meio potinho de caldo de galinha. Refogue bem. No final, acrescente o tomate e o cheiro verde, acerte o sal e desligue. Lembrando que deve ficar um refogado bem seco, por isso o tomate vai só no final.

Massa: Prove o caldo de frango e deixe ele bem temperadinho acrescentando uma pitada de colorífico e mais sal se necessário. Leve ao fogo o caldo com o óleo  e quando começar a ferver, jogue de uma vez as farinhas e mexa por uns 4 min no fogo, até ficar bem homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, misture a batata com as mãos. Modele as coxinhas e passeas na água e em seguida na farinha de rosca. Leve para congelar no freezer dispostas em uma fôrma grande. Depois é só embalar em quantidades pequenas e assim você terá coxinhas sempre que quiser, bastando apenas descongelar no microondas ou temperatura ambiente antes fritar. Rendeu 40 coxinhas médias (bem gordinhas).

Pulo do gato: A massa é melhor de trabalhar geladinha, então você pode deixar na geladeira até esfriar bem, antes de começar a enrolar as coxinhas. Eu vi alguns vídeos no youtube sobre modelar coxinhas, mas na prática é dificil viu rsrs mas depois da quinta ou sexta você já pega o jeito. Descongelar antes de fritar também garante que ela não fique fria dentro. O recheio que eu fiz, também sugiro a vocês porque ficou muito muito gostoso. Recheio de coxinha tem que ser mais simples mesmo, na minha opinião. Nada de ervilha ou milho porque isso vai deixar o frango muito molhado, o que não é aconselhável.


9 comentários:

  1. Não tem o botão curtir??

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, realmente é uma das melhores coxinhas que já comi.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Essas coxinhas ficaram lindas! Também gostei muito dos ingredientes usados, muito rica.
    Léia

    ResponderExcluir
  4. D Augusto também amei essas coxinhas do blog da Érica, até tenho lá no meu blog essa receita dela, realmente é a melhor coxinha que já provei,mas tem uma coisa que me agonia, na hora de enrolar nunca me dá certo, pois elas começam a abrir, mesmo depois de bem frias como a Érica recomenda, mas como sou brasileira como vc não desisto hehe. As suas ficaram perfeitinhas. O recheio ótimo. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz duas vezes na mesma semana Josy. A primeira vez que foi essas das fotos ficaram incríveis mas na segunda elas ficaram muito gordurosas qdo fritas e abriam de vez em qdo. Eu havia pedido pra minha mae separar os ingredientes e ela me disse depois que colocou mais batata do que eu pedi e mais caldo, resultado a massa ficou mole, pode ser isso hein. Mas mvou fazer uma terceira vez logo logo pra ver o que acontece e te conto

    ResponderExcluir
  6. Podexá que já estou participando hein ;)

    ResponderExcluir
  7. Augusto,
    vou tentar fazer no final de semana, quem sabe eu acerto, rsrs.
    Adoro coxinhas, hummmmmm!
    bjs

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...