29 janeiro 2012

Cupcake de Iogurte de Morango


Casa cheia de gente, bagunça na cozinha nos preparativos do aniversário do meu padrasto e eu invento de fazer cupcakes pra desespero da minha mãe rsrs. Sorte que a receitinha tirada do Amehlia digital é bem fácil e gostosa. A idéia era fazer um bolinho simples, porém estava inspirado e resolvi me arriscar numa cobertura buttercream. Tentei fazer esse tipo de cobertura apenas uma vez e tinha sido um desastre, mas animado com a minha coxinha avassaladora, deixei o medo de lado e mão na massa. Bom, minhas impressões: achei a cobertura gostosa, não é gordurosa como pensei que seria, porém também imaginava algo mais incrível. Não me decepcionou no geral, achei um pouquinho doce demais, mas em contraste com o sabor delicado do bolinho ficou bem equilibrada. Como primeira tentativa achei ótima.

Ingredientes

Massa
3 ovos
2 potinhos de iogurte de morango com polpa Nestlé (150 g cada)
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Buttercream

150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro (+ou-)
1 colher de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de leite
Corante vermelho
Confeitos de estrelinhas coloridas


 
Preparo
Massa: Bata no liquidificador o açúcar, óleo e ovos até ficar homogêneo. Numa outra tigela misture a farinha de trigo, a mistura batida no liquidificador, o iogurte, o fermento e o bicarbonato sem bater muito. Forre uma fôrma para cupcakes de 12 espaços com forminhas de papel e encha com a massa 2/3 de cada forminha. Leve para assar em forno pré-aquecido 180/200º por 20 minutos +ou-. Rendeu 24 unidades (duas fornadas)

Buttercream: Bata a manteiga na batedeira por uns 4 minutos até ficar cremosa. Acrescente a baunilha, o leite, algumas gotas de corante e o açúcar aos poucos e continue batendo em velocidade baixa até adquirir a textura desejada. Você pode acrescentar mais açúcar ou mais leite até ficar com a consistência ideal pra você.

Decoração: Coloque o buttercream em um saco pra confeitar com bico pitanga. Pressione o bico no centro do cupcake por dentro e aperte um pouco formando o recheio do bolinho, decore em cima e salpique alguns confeitos.
 

Pulo do gato: Variar com diferentes sabores de iogurte seria interessante. Dessa mesma marca tinha no sabor de frutas vermelhas e um amarelinho que não me lembro que fruta era. Eu sugiro pra quem não tem habilidade em decorar com bico de confeitar (assim como eu) ver alguns videos no youtube. Ajuda bastante.

6 comentários:

  1. Olá,

    Finalmente pude vir retribuir a visita e aí dou de cara com estes bolinhos tão mimosos, rsrs.
    E devem ter ficado também muito bons!

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marly, obrigado pela visita hein ;) Os bolinhos ficaram muito gostosinhos, com um fundinho de iogurte de morango irresistível. A massa é bem firme, ideal pra rechear pois os bolinhos não ficam esfarelentos.
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Lindos seus cupcakes, o que não falta em seuas receitas é o capricho, sempre presente. Adorei bjocas

    ResponderExcluir
  4. Os bolinhos ficaram muito bonitos! Gosto muito de buttercream, pena que a balança não me deixar comer sempre :S

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Josy - Não tenho muita prática em decoração não mas eu to me esforçando Josy rsrs

    Tatiane - Eu gostei do buttercream tb, me surpreendeu. Ele combina bem com um bolinho mais simples né

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei purdimais!
    E que coisa boa vc tb ter gostado...mas cá entre nós, o charme da receita foi a cobertura, né?! =)
    Parabéns ao seu papis do coração e parabéns prá sua mãe pela paciência de te ver na cozinha... rs
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...