21 maio 2012

Doce de Abóbora em Cubos (com CAL)


Essa sempre foi minha versão preferida de doce de abóbora, achava lindo os pedacinhos durinhos por fora e macios por dentro. Pesquisando eu vi vários jeitos de fazer o docinho e acabei adaptando do meu jeito mesmo, depois de entender como funcionava o processo. A princípio assusta o fato de usar cal na receita, mas ele é apenas para os pedacinhos poderem ficar com a casquinha durinha por fora, serve para deixar de molho e depois lava-se bem. Comprei cal num depósito aqui perto de casa e ele veio em uma embalagem pequenininha onde vinha escrito que era de uso culinário mesmo. Quanto ao doce, ficou lindo, com uma cor laranja bem forte e rica, acho que pelo tipo de abóbora que eu usei que foi a mesma da receita desse pãozinho de abóbora com côco fenomenal. O sabor fica doce na medida e a calda grossinha é uma tentação. Minha mãe adorou e agora quer comprar outra abóbora gigante pra fazer mais doce, ô vida viu rsrs.


Doce de abóbora em Cubos (com CAL)

Ingredientes
1 e ½ kg de abóbora cortada em cubos de 3 a 4 cm
700g de açúcar
1 litro de água
1 canela em pau
5 cravos da índia

2 colheres de sopa de cal virgem

Preparo
Deixe os cubos de abóbora de molho em água fria dissolvida com o cal por 1h30min, mexa de vez em quando. Leve ao fogo o açúcar e a água da receita até o ponto de calda rala (mexa só no começo para dissolver). Lave bem os cubinhos de abóbora e coloque na calda junto com o cravo e a canela. Agora paciência, deixe ferver forever ali em fogo médio sem mexer pra não destruir os cubinhos. Levou umas 2 horas aqui em casa, a calda reduz e fica um pouquinho mais grossinha e os pedacinhos de abóbora dão uma murchadinha. Depois de pronto desligue o fogo e deixe descansar na panela mesmo de um dia para o outro.

Pulo do Gato: Use uma panela grande e de fundo largo, eu usei um caldeirão médio. Ao invés de mexer com a colher você pode mexer a panela levemente de um lado para o outro. A abóbora vai soltar mais água à medida que for cozinhando. Uma dica quanto ao CAL é colocá-lo numa peneira fina e jogar água por cima da peneira pra misturar e colocar os cubinhos de molho, assim não ficam pedacinhos. 

18 comentários:

  1. Que delícia adoro esse doce de abóbora em cubos é divino,já anotei a receita beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ficou seu doce de abóbora, Augusto.
    Eu também desde criança me encantava com a textura durinha dele por fora e dentro com uma deliciosa cremosidade.
    Esta abóbora está com uma cor linda deixando o doce ainda mais irresistível.
    Parabéns, sua mãe tem razão em querer repetir.
    Uma ótima semana, bjs,

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto,
    Nunca vi na vida cal para fins culinários, vivendo e aprendendo, rs.
    Adorei a dica do cal e do doce principalmente, essa versão tbm é a minha preferida. :)
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  4. Esse doce de abóbora em pedaços é comfort food total pra mim! Minha mãe fazia uma panelada enoooooorme desse doce que eu devorava praticamente sozinha! Pra ter idéia, ela deixava as abóboras de molho no cal dentro do tanque!!! rss
    Sua compota ficou linda! O que eu não daria por alguns pedacinhos!
    Bjss e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse doce a minha mãe é craque.
    ta sempre fazendo.
    Fiquei com vontade olhando essas fotos
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ficou realmente com uma cor linda!!! :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Augusto, voltei para agradecer a dica que me deu sobre a compra da abóbora, obrigada! Acho que vou pela cor mesmo, porque aqueles moços das barracas da feira, por mais que vc pergunte qual a melhor compra, ele vai falar que todas estão excelentes, rs.
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. Miúda, o doce ficou lindo e com certeza uma delicia...um beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Ficou com uma cor maravilhosa. Adoro doce de abóbora preparado dessa forma, tem gostinho de infância, lembro que minha mamma e minha avó preparavam assim no cal, ficava um delícia.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. AMIGO,
    DIFÍCIL ALGUÉM NÃO GOSTAR DE DOCE DE ABÓBORA O SEU FICOU COM UMA COR MARAVILHOSA E O SABOR COM CERTEZA DELICIOSO!

    BJS

    ResponderExcluir
  11. Oi Gu, quem manda ser expert na cozinha e fazer um doce maravilhoso desse, até eu não resistiria e pediria repeteco, claro!. Sabe que sempre quis tentar fazer esse doce, minha mãe fazia assim, com esse tal cal culinário, me acabava de comer de tão gostoso. Agora vou ficar na vontade, ou ir pra feira mais próxima à cata de uma boa abóbora e o cal lógico hehe. Adorei. Ficou lindissima, e a cor super bonita. Parabéns. Bjocas. To levando a receita. Levei...pronto!Fui

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu amo doce de abóbora de tudo quanto é jeito. Quando minha mãe fazia com cal, adorava aquela que depois se passa no açúcar cristal. E esta está muito apetitosa! Beleza, você está aperfeiçoando as suas técnicas!
    Ah, sobre o frango... o iogurte é bem melhor que o creme de leite, deixa mais suculento.
    Abração!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro essa ideia do "pulo do gato" nas receitas, ajuda muito a compreender melhor e deixar a comidinha perfeita. Augusto, Postei hoje a blogagem coletiva, se vc quiser participar posta uma receita nova ou outra que vc já fez e te lembra uma amiga ou um blog amigo. Beijos

    www.larissatododia.com

    ResponderExcluir
  14. AUGUSTO,
    RESPONDENDO A SUA PERGUNTA, VC PODE SUBSTITUIR O AÇÚCAR LIGHT PELO CRISTAL OU PELO REFINADO, A MEDIDA É: 2 E 1/2 XÍCARA DE(CHÁ), COMO O AÇÚCAR LIGHT É MUITO DOCE QUE FICA ATÉ COM GOSTO RUIM SE USAR MUITO EU COLOQUEI UMA XÍCARA DE (CHÁ).
    OBRIGADA POR SEUS COMENTÁRIOS NO MEU BLOG, GOSTO D+ DA SUA VISITA! QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR, OK!

    BJS

    ResponderExcluir
  15. Olá Augusto, obrigada pelos seus comentários lá no blog, vc é mt bem-vindo sempre!
    Ah! Hoje na feira eu vi bastante abóbora já cortadas e embaladas para vender, fiquei mt tentada em comprar, mas achei que estavam um pouco pálidas, rs. Agora tds as vezes que vejo abóbora lembro-me de vc, rs.
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  16. oi querido vim conhecer seu cantinho .. que divina suas receitas amei esse doce e faz lembrar dos doces da minha vovó ..eu labia os tachos na casa dela e comia aquelsa casquinha que formava no fundo ..que delicia
    amoi sua receita e te convido á conhecer as minhas ..não são assim maravilhsas como as suas .mas são bem caseiras também
    www.aretsdasadhianacozinha.com
    bjão e boa quinta feira
    ahhh vou levando sua receita bjus

    ResponderExcluir
  17. Cal culinário é novidade para mim. Só uma perguntinha besta: quando vc falou que comprou num depósito, foi desses de material para construção?
    Ficou linda a cor desse doce! Tinha aquele preconceito infantil de não gostar de abóbora e agora quero tirar o atraso!
    beijos

    ResponderExcluir
  18. nem sei se é da sua época, mas esse tipo de doce me lembra demais a "cozinha maravilhosa de ofélia"

    (olha o sinal da idade.. hehehehe)

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...