04 maio 2012

Bolo de Banana Fofinho


E finalmente encontrei a receita perfeita para as minhas forminhas lindas de bolo inglês :) Como já tinha todos os ingredientes em casa fui preparar a receita e no meio de tudo me dei conta de que não tinha fermento :O Mas pra minha surpresa, a receita desse bolo maravilhoso que veio lá do Pecado da Gula da Akemi não tinha fermento nos ingredientes. Eu que sou super cético acabei topando o desafio como já tinha começado e não tinha mesmo fermento né rsrs. O resultado foi um bolo fofíssimo, úmido, com os pedacinhos de banana pela massa e um cheirinho que invadiu a vizinhança toda. Ficou super gordinho, com a textura perfeita. Nem parece que não foi fermento. Então não tenham medo pessoal, pode fazer sem o fermento sim. Mas também né, receita da Akemi só poderia resultar em coisa boa rsrsrs.

Bolo de Banana Fofinho
(Receita adaptada da Akemi)

Ingredientes
½ xícara de margarina
250g de açúcar mascavo
2 ovos grandes
7 bananas pequenas (usei prata mas pode fazer com as que tiver em casa)
½ xícara de aveia em flocos
150ml de buttermilk
280g de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de bicarbonato
½ colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal

Buttermilk: Esprema o suco de meio limão e acrescente leite até a medida que foi pedida, deixe descansar por 15 minutos antes de usar.

Preparo
Peneire a farinha, o bicarnonato, a canela e o sal. Reserve. Bata a margarina com o açúcar e vá acrescentando os ovos um de cada vez batendo bem. Coloque a banana, o buttermilk, a aveia e misture ligeiramente. Vá acrescentando aos poucos a mistura de farinha reservada sem bater muito. Aqui em casa eu coloquei em duas fôrmas pequenas de bolo inglês e ainda uma redonda de 25 cm. Todas forradas com papel manteiga, untadas e levemente enfarinhadas. Leve ao forno por 35 min ou até corar bem em cima.

Pulo do Gato: A receita original ia também passas, mas como eu não tinha não coloquei. Aumentei a quantidade de açúcar também. Acho que umas gotas de chocolate ou até uma barra picada mesmo ficaria fenomenal. Um dos melhores bolos de banana que já comi, recomendo mesmo vocês fazerem ;)

14 comentários:

  1. Menino, esta tua cozinha anda a topo vapor! Quantas delícias têm saído do seu forno, adorooooo!!! :)
    Que bom que o bolo deu certinho mesmo sem fermento! No seu caso foi uma coisa consciente. Uma vez fiz um bolo que simplesmente esqueci de colocar. Foi sair do forno pro lixo! kkkkkk
    Bjss querido, obrigada pelo carinho de sempre!!!
    Um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Depois do bolo de chocolate, o de banana é o preferido da minha filha. Esse é unanimidade, muito bom.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Que legal a sua receita. Gostei bastante. Eu também tenho uma forminha de bolo inglês, mas tenho uma dificuldade enorme em acertar receita de bolo nela.
    Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    www.sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto!
    Mais um bolo lindo e delicioso que sai deste cantinho, este ficou super apetitoso, adorei os ingredientes!
    As receitas da Akemi, são sucesso total, adoro todas!

    Bom final de semana!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa Gu, eu tinha certeza que já tinha vindo aqui e feito um comentário. Será que to maluquetes?? Eu hein kkkk
    Esse bolo deve ter ficado delicioso, gosto muito de bolo de bananas, sempre qdo sobra bananas é bolinho na certa. A Akemi faz milagres com as receitas dela, nem precisa de fermento kkkk. Vc arriscou e como fera na cozinha se saiu bem. A dica do chocolate não será desprezada hummmmm... hehe. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  6. amooooooooo bolo assim! mas sou um pouco preguiçosa pra fazer doces, confesso! nesse tempo nada mais gostoso que um bolinho assim! dessa vez nao me escapa!! parabens à akemi e à vc... hehehe
    bom restinho de domingo! bjs!!!


    Carla Colombo
    www.brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que delícia Augusto deve ser delicioso,tem uma receita sua lá no blog eu adorei obrigada beijos

    ResponderExcluir
  8. Akemi - Esse bolinho só podia ter vindo lá da sua cozinha né Akemi rsrsrs, um beijo

    Gina - Antigamente eu costumava comer apenas bolo de banana com caramelo no fundo sabe? Mas depois desse ,mudei minha opinião sobre bolos de banana e este bolo aqui virou meu preferido rsrsrs
    Um beijo Gina

    Fabiana - Eu testei várias receitas até achar aquelas que ficavam bem nas forminhas. Se eu usei digo que usei as forminhas de bolo inglês em alguma receita, pode fazer sem medo em Fabiana.
    Um beijo

    Andrea - A Akemi arrasa não é Andrea rsrsrs
    Um beijo

    Carla - Como assim preguiçosa pra doces Carla?? rsrsr Não pode não, eu amo fazer doces, até mais que salgados rsrs. Faz o bolo sim porque ele é fenomenal viu, um beijo

    Luci - E ficou lindo lindo com carne seca hein Luci, me deu até água na boca. Um beijo

    Josy - KKKK as vezes isso acontece comigo também. De pensar que já comentei uma receitinha de algum amigo e na evrdade ainda não ter feito. faz parte. O bolo é uma delicia Josy, a Akemi arrasa sempre
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. QUe delícia, Augusto!
    As receitas da Akemi são sempre deliciosas! Tenho que experimentar esse bolo também.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Augusto, boa tarde, garoto!

    Bolo de banana é 'tudibom' e sendo lá da Akemi tenho certeza que é delicioso. O seu ficou com ótimo aspecto!

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Marly e Lylia - O bolo é divino. Sendo da Akemi já se imagina não é? rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro bolo de banana e essa receita é realmente especial!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  13. Augusto, o seu bolo ficou lindo.
    Eu já fiz esta receita da Akemi e me surpreendi com a falta de fermento, mas o resultado é delicioso.
    Gostei da sugestão do chocolate, deve ficar muito bom.
    Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Pensa numa pessoa que ama bolo de banana =)
    Se me chamarem de Chita nem posso reclamar...rs
    Com buttermilk na massa fica tudibão, eu gosto tb.
    Vc conhece o blog da Cinara?
    o Cinarasplace.blogspot.com.
    Lá tem receitas q acho q tem a sua cara. São muffins, cups e coisinhas da américa.
    Um bejim grande, viu?!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...