08 maio 2012

Esfihas de Carne


Há muito tempo queria fazer essas esfihas. Eu achei a receita no blog da PAM e depois vi em outros blogs também. Segundo o que li, essa receita é de um chef chamado Álvaro Rodrigues e como era super elogiada eu resolvi tentar. O recheio feito com carne crua é super curioso. O suco do limão cozinha bem a carne e quase parece que ela foi refogada mesmo. A massa num primeiro momento eu odiei, era super difícil de trabalhar, estranha. Quando coloquei no forno estava super cético quanto ao resultado e paguei com a língua. A massa ficou INCRÍVEL, textura de algodão sabe, nem as que eu já comprei eram tão macias assim rsrs. O resultado vocês conferem nas fotos :O


Esfihas de Carne
(Receita do blog da PAM)

Ingredientes
Massa
1 envelope de fermento seco
1 colher de sopa de açúcar
½ xícara de óleo
250ml de água
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa rasa de sal
4 xícaras de farinha de trigo (+ou-)
1 gema para pincelar

Recheio
750g de carne moída
1 cebola grande picadinha
2 tomates picadinhos
1 colher de sopa cheia de sal
½ colher de sopa de pimenta do reino
1 colher de sopa de orégano
1 xícara de cheiro-verde picado
Suco de 2 limões grandes

Preparo
Recheio:  Misture tudo muito bem e deixe dessorar em uma peneira na geladeira por 2 horas ou de um dia pro outro. Esprema bem o líquido.
Massa: Bata tudo menos o fermento e a farinha no liquificador. Coloque o líquido numa vasilha grande. Misture o fermento na primeira xícara de farinha e vá acrescentando o restante aos poucos até desgrudar levemente das mãos. Sove bem e vá “rasgando” a massa na bancada, até ficar bem elástica. Deixe descansar por 40 min. Pegue bolinhas da massa e recheie com a carne formando a esfiha. Pincele todas com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido 200º por cerca de 25 min ou até dourar. Cuidado para não queimar em baixo, então fique de olho.


Pulo do gato: A melhor massa de esfiha que eu já comi, e isso inclui as compradas hein. Mas também é muito chatinha de trabalhar. Utilize os ingredientes mornos ou em temperatura ambiente. Cuidado ao acrescentar farinha para não ficar dura demais. Se você nunca fez esfihas seria legal dar um pulo no youtube e ver alguns vídeos de como moldar. É super fácil você vai ver. Quero provar essa receita com um recheio diferente, talvez calabresa ou frango. Já pensou que delícia? Hummmm. Rendeu 25 médias.

28 comentários:

  1. OLÁ AUGUSTO!
    NUNCA FIZ ESFIHA DE COM CARNE CRUA, ESSA RECEITA É BOA DEMAIS, FICOU COM UM ASPECTO SUPER DELICIOSO!

    BJS

    ResponderExcluir
  2. Ficaram apetitosas demais, adoraria ter algumas para saborear agora.
    Sempre faço esfiha com carne crua, acho que ficam mais gostosas, molhadinhas, e as receitas do Álvaro são ótimas mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que delícia eu adoro esfihas ficou linda beijos

    ResponderExcluir
  4. Suas esfihas ficaram lindas e deviam estar uma delícia!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. a massa realmente tá com uma aparência tão macia, que me aguou a boca só de ver... imagina sentindo o cheiro então!!! que delicia! amo esfiha caseira! na rua mesmo eu nunca compro... acho as caseiras as mais gostosas! parabens, linda receita! bjosss

    Carla Colombo
    brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gu meu querido amigo, achei uma graça o seu comentário sobre a minha feijoada. Em nome de nossa amizade, não fiquei zangada com vc, receita de mãe realmente é imbatível,mas ó minha filha mora em Sampa, qualquer dia combino, vc junta toda sua turma ai da sua casa(inclusive a sua mãe) e vcs vem de Sto André provar minha feijoada por que modéstia a parte a minha filhota tbém acha a minha feijoada um arraso. Mas vc tem razão Gu, e brincadeiras a parte, comida de mãe é comida de mãe né não? Agora vou ver essas esfihas maravilhosas. Bjoca

    ResponderExcluir
  7. Augusto, estas esfihas tbm estão na minha lista por fazer e vendo as suas tão fofinhas e bem modeladas me deu mais vontade de fazê-las! Amo esfihas e as caseiras são bem mais gostosas, sem dúvidas!!! Bjss

    ResponderExcluir
  8. Augusto, a sua receita ficou uma verdadeira delicia...um beijinho:))

    ResponderExcluir
  9. me parece realemnte delicioso.
    gostei do truque do limão.ao fica mas nao fica com gosto de cru?
    aparenta ser tao fofinha a massa.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Menino, você tem se superado, hein?

    Esfihas super hiper fofinhas e bonitonas, bem recheadas, tudo de bom!

    Quero poder fazer aqui em casa pro meu comedor de esfihas profissional, ele vai adorar!

    Abraço pra você,
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Posso fazer uma sugestão? Coloca no blog a opção de ter seguir por email, assim quem assinar recebe os posts no próprio email, fica mais fácil! Eu mesmo quero ver todas as receitas! Obrigada!
    sarahfazendoarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Érica - Fica super diferente comc arne crua mesmo né? Achei ótimas, vou fazer só assim agora

    Andrea - Eu recomendo você tentar viu, não vai se arrepender

    Josy- Vou cobrar o convite heein rsrs

    Akemi elas são show, Quando vc provar tenho certeza que vai amar

    Lu - Não fica cru não viu, ficam deliciosas

    Renata - Ficaram estifadas de tão gordinhas rsrsrs

    Sarah, sugestão anota e posta em prática já ;) Obrigado pelo incentivo hein

    ResponderExcluir
  13. AEÊêÊEê, seguindo por email agora! =) Obrigada por visitar meu cantinho e seguir tb!

    ResponderExcluir
  14. Augusto as esfihas ficaram lindas.
    Eu também nunca fiz com carne crua, achava que ficava uma carne dura, meio embolada, mas vi que isto não acontece.
    As massas do chef Álvaro são ótimas, esta nunca fiz, agora com seus elogios tenho que experimentar.
    As fotos estão de dar água na boca.
    Beijos e ótima quarta feira

    ResponderExcluir
  15. Uau, suas esfihas ficaram lindas, parabéns. Eu também acho essa uma das melhores massas que tem, não tem quem não goste. Fico feliz que tenha gostado também. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Augusto,
    Parabéns pelas esfihas. Ficaram lindas!
    Já fiz muitas receitas do chef Álvaro Rodrigues sempre com sucesso.As receitas dele são ótimas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  17. Que delicias essas sfihas , estao com a massa bem fofinha

    ResponderExcluir
  18. Oi Gu, depois que falei da feijoada, disse que ia ver suas esfihas , vi, deixei um comentario e ainda deixei uma pergunta, hoj vc foi ao meu, vim ver se a resposta estava aqui e cadê meu comentario!!! Que estranho, mas enfim, eu tinha dito que adoro esfihas, mas sou muito chata, pois ja fiz várias receitas e não gostei da massa, e disse que iria experimentar a sua mas que tinha uma dúvida: Qdo vc disse que a massa é chatinha de trabalhar, vc quis dizer pra moldar ou pra sovar? Espero que meu comentario dessa vez entre né hehe. Bjos

    ResponderExcluir
  19. Só de olhar a foto já dá para perceber que a massa está super macia! Preciso experimentar essa massa, parece diferente da receita que uso sempre.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Augusto ,desculpe minha cabeça avoada! Te respondi no e-mail sobre a máquina de pão! hehehe
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi Gu, tudo bem? Então. A canjica se vc deixá-la de molho a noite, vc joga a agua fora e coloca na panela de pressão, qdo começar a ferver, deixe por uns 10 minutos sem tampa,e retire com uma concha a espuma que sobe, por que senão, corre o risco de tampar a válvula da tampa, muito importante isso viu Gu, qdo não tiver mais espuma, vc tampa e conta mais ou menos uns 30 minutos. Desliga espera esfriar, abre e vê se já ta molinha, provavelmente vai estar, se não, fecha e deixa mais, espera a agua baixar, se ainda tiver (coloca agua até 3 dedos passando a canjica no inicio) ai faz o resto. Qq dúvida pode me escrever. Beijão

    ResponderExcluir
  22. Nossa, assim você nos mata! rsrs.
    Dá para ver a fofura da massa na foto e este recheio todo me deixou babando, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana, garoto!

    ResponderExcluir
  23. Hum, fiquei com vontade de usar essa massa e colocar outros recheios, tipo cheddar e presunto. Sera que da certo? Estou organizando uma blogagem coletiva de receitas, se vc tiver interesse em participar passa la no blog.

    Beijos

    www.larissatododia.com

    ResponderExcluir
  24. olha, pela foto, eu não consigo imaginar como você achou que a massa não ia dar certo (porque ela parece bem fofinha e macia)

    abraços
    :)

    ResponderExcluir
  25. Hum... Que beleza de esfirra! A massa ficou com uma aparência tão macia...
    Adorei!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Achei a receita bastante interessante. Confesso que sou fã de cozinhar, mas nunca fiz esfihas desta maneira. Acho que vou arriscar e depois volto aqui pra deixar a minha opinião final rs...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Coisa boa é sempre encontrar alguma variação, a fim de comer um bom pedaço de carne geralmente quando eu queria comer carne ir com minha família para sempre alcançar o la caballerizarealmente satisfazer a minha necessidade de carne lá.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...