18 maio 2012

Pão de Abóbora com Coco


Quando bati os olhos nesses pãezinhos no blog Pecado da Gula, estava atrás de receitas com abóbora para dar fim a uma GIGANTE que minha mãe ganhou. Pelo que pesquisei ela parecia ser do tipo jacarezinho ou xingó mas não tenho certeza. Ela era grande, redonda alaranjada clara por fora e com a polpa bem bonita em tom de laranja bem forte. Voltando aos pãezinhos, foram um dos melhores que já fiz. Não acerto sempre a mão pra fazer pães, não sei porque, mas aos pouquinhos eu tô aprendendo. A Akemi é fera, e eu tentei seguir as dicas dela à risca. O resultado foi um pão fofinho fofinho de sabor adocicado e extremamente delicioso. Receita que pretendo repetir e muito hein :)

Olha a Textura do pão :O

Pão de Abóbora com Coco
(Receita da Akemi)

Ingredientes
Pão
250g de purê de abóbora
¾ xícara da água do cozimento da abóbora
½ xícara de óleo
½ pacote de coco ralado (50g)
1 xícara de açúcar
1 ovo grande batido
1 pacotinho de fermento seco pra pão
1 pitada de sal
4 e ½ xícaras de farinha de trigo (+ou-)

Cobertura
½ pacote de coco ralado (50g)
¼ xícara de leite
5 colheres de açúcar

1 gema e 2 colheres de leite para pincelar

Preparo
Pão: Cozinhe a abóbora sem sementes e sem casca em água. Separe 1 xícara da água do cozimento e coloque nela o coco para hidratar. Amasse a abóbora com um garfo até virar purê. Depois que tudo estiver morninho quase frio, misture os outros ingredientes (menos a farinha e o fermento).  Vá acrescentando farinha uma xícara por vez e o fermento (junto com a primeira xícara de farinha de uma vez) até dar o ponto da massa. Ela fica mole, levemente grudenta ainda. Não acrescente farinha demais para o pão não ficar massudo. Não é necessário sovar demais muito não, uns 5 minutos já basta. Faça uma bola e deixe descansar em local sem correntes de vento até dobrar de volume. (Como estava frio deixei por 1h30min dentro do forno desligado) Trabalhe até tirar todo o ar, modele os pãezinhos e coloque-os em uma fôrma untada e enfarinhada, um do lado do outro ligeiramente próximos. Pincele com a gema de ovo misturada com o leite e deixe crescer por mais 40 min. Leve ao forno pré-aquecido 180/200º por 30 min ou até dourarem bem.
Cobertura: Misture tudo e leve ao fogo até levantar fervura. Cubra os pãezinhos ainda quentes com essa calda.


Pulo do Gato: Eu dobrei a quantidade de açúcar e pra mim ficou na medida. Dá próxima vez vou fazer uma calda com leite condensado e coco ao invés do açúcar, até recomendo que vocês façam assim, tenho certeza que vai combinar muito bem. Mais uma vez é bom dizer pra não colocar farinha demais, a massa fica meio molinha mesmo pra quando assar, ficar com essa textura fofinha incrível. Essa receita fiz no começo da semana e fiquei tão animado com a arte de fazer pão que comprei uma máquina linda linda de pães. Estou esperando chegar e futuramente faço uma análise dela pra vocês :) \o/.

15 comentários:

  1. Meu amigo,

    Você não só acertou, como brilhou nos seus pãezinhos,

    Puxa, ficaram perfeitos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Augusto!!! Vim correndo conferir seu pão e nossa, que covardia me deparar com essa delícia logo pela manhã! Ficou um algodão e bem molhadinho!!! Adorei sua sugestão de substituir o açúcar por leite condensado, vai "estragar" o pão viu! rssss
    Obrigada pelos créditos e fico muito feliz em saber que entrou de vez no maravilhoso mundo dos pães! Depois nos mostre sua nova aquisição pra gente!!!
    Bjss e um otimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    D.AUGUSTO

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  4. Adoro pão de abóbora, o teu me deu água na boca.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. UAU.....MAIS UMA RECEITA DELICIOSA VINDO DA COZINHA DA AKEMI. QUE CAPRICHO AMIGO, ESTE PÃO FICOU PERFEITO!

    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Olá Augusto, obrigada pela visita e por me seguir tbm, fiquei feliz! Adoro fazer pães e o seu pão ficou maravilhoso, a massa ficou tão fofinha que parece um bolo, adorei! Mas vou te confessar uma coisa meu amigo: não sei comprar abóbora, tem alguma dica? rs (vergonha!) :O
    Eu tenho a máquina de pão e acho que foi a melhor compra que fiz nos últimos tempos, é muito prática e a massa fica perfeita. Tenho certeza que vc vai adorar tbm!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  7. aiai q delicia!
    fiquei com vontade. hehe
    eu tbm colocaria a msma qntidad q vc de açucar.
    agora me diga...um calda de leite condensado na proxima?
    é de omer rezando. hehe
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Augusto que delícia,vou anotar a receita eu adoro abóbora,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  9. olá

    Esse pão parece delicioso mesmooooo

    Sobre a sua pergunta do leite de ovelha
    ele tem lactose sim , como todos os outros o de cabra o de vaca
    ele até tem a mesma quantidade de lactose que o de vaca mas o queijo é maturado o que faz quebrar a lactose. Lactose é o açúcar do leite né, quando ele é quebrado não tem problema, porque quem tem intolerância não tem a lactase enzima que quebra a lactose , sabe yakult ? é leite fermentado e quem tem intolerância pode tomar por causa que os lactobacilos quebram a lactose, é mais ou menos a mesma coisa no queijo
    Mas aquele lá o Samsoe é de leite de vaca mesmo, e não tem lactose porque é maturado : )
    Você devia provar o queijo da casa da ovelha,bem gostoso e ninguém diz que não tem lactose,se provar conta pra gente o que achou : )

    beijusss

    ResponderExcluir
  10. Tá lindo seu pãozinho, Augusto!!!! Quando vc usar sua máquina me conta o que achou!!!
    Beijos!!! :)

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI MUITO DESSE PÃO,DEVE SER MUITO BOM MESMO.
    POR ACASO NUNCA FIZ COM ABOBORA MAS HEI-DE EXPERMENTAR.
    BJ

    ResponderExcluir
  12. Augusto, este pão ficou lindo. Que deliciosa combinação de abóbora com coco, num pão.
    Já estou levando a receita, tenho feito muitas coisas diferentes com abóbora, mas pão ainda não tinha feito.
    Eu tenho a máquina de pão e a uso pelo menos 3 vezes por semana eu super recomendo.
    Um beijo e parabéns pela linda receita.

    ResponderExcluir
  13. Opa, falou em abóbora eu me apresento! Passei a vida inteira sem experimentar a agora fico curiosa com tudo o que leva abóbora.
    Ficou lindo seu pão, parece um algodão mesmo, parabéns!
    beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. Se estiver gostoso como tá bonito... parabéns! =)
    Vou guardar a receita!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gu, que coisa mais estranha!!!!! Qdo vi o post das marmitas eu não vi essa postagem do pão de abóbora, eu hein!!!
    Mas não poderia deixar de comentar esse pão ficou muito fofo, a textura úmida e bem macia. Não vi esse pão na Akemi, adorei a receita, e gosto muito de abóbora. Ficou lindo. Gostei muito. Bjos ótimo domingo

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...