29 maio 2012

Bolo de Banana, Nozes e Chocolate


Bolo de banana sempre foi um dos meus preferidos, e combinado com nozes e chocolate fica meio difícil de resistir não é? rsrs. A receita veio do Simples Assim da talentosa Lylia. Esse bolo foi eleito por um grupo de blogueiras como o bolo de banana mais gostoso que elas já comeram. Com uma indicação assim e um histórico que inclui o melhor bolo de maçã do mundo por parte da Lylia, eu tinha de experimentar. O resultado foi um bolo úmido, cheio de pedacinhos de nozes e chocolate, que a cada mordida a gente solta aquele “huuuuuum” de tão gostoso que fica. Aproveitei e fiz uma calda de caramelo que eu estava de olho faz tempo, a qual recomendo IMENSAMENTE , dá um tchan a mais e deixa o bolo arrasador.


Bolo de Banana, Nozes e Chocolate
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
1 e 1/4 xícaras de óleo
1 e 3/4 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de chocolate ao leite em pedaços (ou gotas)
6 bananas prata (use as que você tiver em casa)

Calda de Caramelo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro (ou duas caixinhas de creme de leite)

Preparo
Massa: Numa vasilha, misture a farinha, o sal, a canela, o fermento, o bicarbonato e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o óleo e o açúcar por 5 minutos ou até ficar mais clarinho, acrescente a baunilha,  a mistura de farinhas e bata apenas para incorporar. Coloque as bananas grosseiramente amassadas, as nozes e o chocolate picado misturando com cuidado. Rendeu pra mim dois bolos menores e um maior em fôrmas de bolo inglês, forradas com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 1 hora ou até corar e firmar bem.
Calda: Derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo muito pouco apenas para não queimar, vá quebrando os torrões de açúcar com as costas da colher. Quando formar um caramelo bonito e de cor dourada, tire a panela do fogo e coloque a colher de manteiga. Mexa rapidamente para incorporar, volte ao fogo e vá acrescentando o creme de leite mexendo bastante e aos poucos. Deixe apurar até virar um creme liso e homogêneo, sirva quente sobre o bolo e se prepare para os elogios :)

Pulo do Gato: A calda de caramelo com creme de leite é a “cereja do bolo” dessa receita. A minha ficou grossinha, ao ponto quase de geléia. Ela fica com o gostinho do caramelo porém bem menos enjoativa, mais suave sabe, todo mundo que comeu se encantou. Vou fazê-la bastante, acho que vai combinar bem pra cobrir cupcakes.

19 comentários:

  1. Que delícia de bolo Augusto,gostei muito da calda de caramelo beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gu, pois é não sei como não fiz ainda esse bolo, adoro bolo de banana e com nozes então ai ai. Preciso comprar banana. Ficou lindo seu bolo. Agora essa calda grossinha desse jeito parecendo uma geléia, me deu até siricutico, claro que vou fazer né, e se não fica enjoativa melhor ainda. Vou levar a receita. Amei.
    Vou torcer para sua maquina de pão chegar logo, vc vai ver, chega essa semana, quer apostar?? bjocas

    ResponderExcluir
  3. e quem resiste à essas suas fotos? que delícia!!!
    Eu to faz tempo querendo fazer uma calda de caramelo parecida com essa tbm... coisa lindaaa!
    beijossss

    www.brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse bolo o dia que a Lylia postou, fiquei com água na boca, e agora novamente, só não fiz ainda, porque esqueço de comprar as nozes.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummmm, esse bolo está com uma aparência bem macia.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. AMIGO,
    ESTE BOLO É UMA TENTAÇÃO IMAGINO O AROMA SAINDO DO FORNO E PERFUMANDO A CASA, HUMMMMMMM!
    ESSA FATIA COM ESSA CALADA É DE ENLOUQUECER QUALQUER LOMBRIGA, QUE DELÍCIAAAAA!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Augusto, é pelo comentário que deixou lá no blog que eu te adoro tbm! Só quem é blogueiro sabe de todo o trabalho por trás de cada post e é muito gratificante quando os leitores percebem e reconhecem este esforço! Obrigada pelo carinho sempre!!!!
    Agora este bolo com esta calda de caramelo ficou uma perdição!!! Vi uma calda de caramelo lá na Cristina do Abóbora Menina e tô achando que é algum sinal para eu fazer viu! rsss
    Bjss e uma linda tarde!

    ResponderExcluir
  8. Menino, que rico bolo fiquei com água na boca...um beijinho e resto de uma boa semana:))

    ResponderExcluir
  9. Isto já é para judiar de mim!!! Eu aqui só almoçando e tomando litros de Detox para perder peso e vc me mostra uma delícia destas!!!
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Augusto,
    Uau! Amei este bolo e com chocolate e nozes é uma combinação perfeita e agora imagina com essa calda que parece um creme, huummm.... arrasou!
    Adorei a sua sugestão do molho branco sobre as trouxinhas bicolores, ótima ideia!
    Pensamento positivo para a máquina de pão chegar esta semana, hein?!
    Bjssss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  11. Hummmmmmmmmmmmm, bolo de banana é uma delícia e com nozes e chocolate muito melhor.
    Essa calda de caramelo deve ser tudo de bom, vou fazer da próxima vez que fizer o bolinho por aqui.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Augusto,
    Fiquei muito feliz que tenha gostado do bolo! Foi muito carinhoso de sua parte citar o Simples Assim.Obrigada!
    O maior prazer do blogueiro é ver esse retorno.
    Ah! E essa calda vou levar comigo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  13. Ai que maldade para o coração de uma gordinha como eu. Adoro bolos caprichados, este está com cara de bolo de livro de receitas, parabéns. Augusto, Dia 06/06 vamos ter a próxima blogagem coletiva de receitas com o tema "Receitas para prender um amor pela barriga" - em comemoração ao dia dos namorados. Pode ser aquela receita que o seu amor mais gosta ou ainda uma que vc faz que deixaria qualquer pretendente babando. As informações já estão lá no blog. Vou sortear um suporte/stand para cupcakes entre os participantes. Não vai ser divertido? Espero que vc possa participar. Beijos

    ResponderExcluir
  14. hummm querido que delicia esse bolo é um dos meus preferidos e amei mesmo parabens ..que bela receita hein ..eu hoje tenho receita de familia ....
    espero que vc goste beijão e boa sexta feira abençoada por Deus

    ResponderExcluir
  15. Hum...que delicia de bolo, a mistura de banana, nozes e chocolate fica perfeita.
    Bom final de semana.

    Bjs
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. banana com caramelo não tem erro, né?

    XD

    abração

    ResponderExcluir
  17. Oi DA!
    Perfeito! Eu amo bolo de banana, agora caramelo é judiar demais!
    Suas fotos ficaram lindas, mostrando bem a delícia de receita.
    Preciso testar também =)
    Um abração procê, viu?!

    ResponderExcluir
  18. Olá Augusto: cheguei aqui através de amigos comuns e deparo-me com esse bolinho maravilhosos,com a calda de comer e chorar por mais.Adorei. Já sou sua seguidora. Se também me quiser visitar, seja muito bem vindo.
    bj e um bom domingo
    Márcia

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...