29 janeiro 2013

Torta de frango, alho poró e ervilhas frescas



Perto da minha faculdade tem uma lanchonetezinha pequena bem familiar. Os donos são um senhor e uma senhorinha muito simpáticos e ela mesma que prepara os salgados vendidos lá. Foi nesse lugar que eu tinha comido a melhor torta de frango da minha vida. Eu disse "tinha" mesmo porque depois dessa daqui não tem pra ninguém rsrs. Já havia preparado umas duas ou três tortas desse tipo (inclusive pro aniversário da pessoa amada aqui) mas apesar de ficarem até gostosas nem chegaram perto desta. A massa veio do livro da Larousse que eu adquiri naquela promoção relâmpago. Apesar de as receitas não terem fotos o livro é bem legal e tem um monte de receitas e dicas interessantes para se inspirar. Aproveitei para usar também dois ingredientes que eu gosto muito: alho poró e ervilhas frescas. Não coloquei muitas coisas diferentes para não perder a essência simplista que eu queria para a torta. Para resumir, ela ficou fantasticamente deliciosa. A massa bem fininha que derrete na boca, o recheio cremoso se desmanchando a cada garfada... Sério, dá vontade de fazer uma dessas toda semana mas aí vocês brigariam comigo porque não só de torta vive um blog de receitas né.



Torta de frango, alho poró e ervilhas frescas
(Receita da massa: Livro Mestre-Cuca Larousse)

Ingredientes
Massa Podre
200g de manteiga fria mas não gelada (usei margarina culinária)
1 ovo grande batido
400g de farinha de trigo
5 colheres de água gelada (até dar o ponto)
1 colher de chá de sal

Recheio
1 peito de frango cozido com 2 cubos de caldo de legumes e desfiado.
2 unidades de alho poró picadas em fatias finas (somente a parte branca)
350g de ervilhas frescas (afervente em água por 5 minutos)
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
1/2 pote de requeijão cremoso (100g)
3/4 xícara de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cheiro verde
1 cubo de caldo de legumes
azeite, tempero baiano e sal a gosto

1 gema de ovo para pincelar

Preparo
Massa: Misture rapidamente a farinha, o sal, o ovo, a manteiga cortada em cubos e a água gelada até formar uma massa. Não misture muito para não derreter demais a massa. Forme uma bola, embrulhe em plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.
Recheio: Refogue o alho, a cebola e o alho poró no azeite por 1 minuto. Acrescente o frango desfiado, os temperos e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente as ervilhas, a água e deixe cozinhar mais um pouco. Por último acrescente o requeijão e a farinha. Acerte o sal e mexa até engrossar. Deixe esfriar para montar a torta.
Montagem: Separe 1/3 da massa e com o restante forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível. Coloque o recheio de frango frio por cima. Abra o restante da massa bem fina e corte em tiras de 1 cm. Sobreponha as tiras até formar um quadriculado em cima da torta. Pincele a gema e leve ao forno preaquecido 210º por 40 minutos ou até corar bem. Sirva morninha.

Pulo do gato: É importante que a massa esteja bem gelada para ir ao forno. Eu fiz a massa de um dia para o outro e mantive na geladeira. Para forrar a massa, abri com um rolo entre duas folhas de papel manteiga até uma espessura de cerca de menos de 1 cm, ajeitei na fôrma e cortei os excessos. A minha fôrma não era tão grande, acho que tinha uns 25 cm então além dela consegui mais quatro tortinhas pequenas. Minha próxima meta é fazer uma torta de carne louca e claro que vou usar essa massa porque ela já virou minha massa podre coringa rsrs.

25 janeiro 2013

Blondies de chocolate e damascos



Como sobrou bastante chocolate branco do Bolo de abacaxi que fiz no aniversário do blog, corri atrás de receitas que o utilizassem. Blondie é uma espécie de brownie só que feito com chocolate branco. A receita veio do livro Bolos e biscoitos da coleção Culinária de todas as cores. Adoro esssa coleção, tenho quase todos os volumes. As receitas são super simples, com fotos lindas e no final o livro sugere variações que as vezes mudam completamente a receita. Nunca tinha provado damasco e no blondie ele entra para quebrar um pouco a doçura do bolo, deixando-o assim menos enjoativo. Queria muito utilizar mais meus livros de receitas. Tem tantos post-its neles com receitas esperando para serem escolhidas. Meio atrasada mas uma promessa para este ano: utilizar melhor todos os meus livros de receita.



Blondies de chocolate e damascos
(Receita do livro Culinária de todas as cores: Bolos e Biscoitos)

Ingredientes
300g de chocolate branco picado ou em gotas
100g de manteiga
3 ovos
175g de açúcar
175g de farinha de trigo
120g de damascos secos picados
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo
Derreta metade do chocolate em banho maria, acrescente a manteiga e mexa até derreter tudo. Reserve a outra metade do chocolate. Bata na batedeira os ovos, o açúcar e a baunilha por 5 minutos. Acrescente o chocolate derretido, a farinha e o fermento e bata mais um pouco. Por último acrescente metade do chocolate reservado e metade dos damascos e misture levemente. Coloque a massa em uma assadeira média untada e enfarinhada e espalhe bem. Salpique por cima o restante dos damascos e do chocolate reservados. Leve ao forno preaquecido a 180/200º por 30 a 35 minutos ou até corar bem. Deixe esfriar na própria assadeira e corte em quadrados. Sirva morno com uma bola de sorvete de creme.

Pulo do gato: É normal ele murchar depois de frio e parecer que está meio “encrunhado” o Blondie assim como o Brownie tem uma textura mais úmida e mais solada. Para quem não gosta de damascos o livro sugere uma variação com uvas passas brancas.

22 janeiro 2013

Esfiha de Calabresa



Só de olhar essas fotos já me dá vontade de fazer de novo essas delícias. A massa é a mesma que já apareceu por aqui na versão carne, mas dessa vez resolvi usar calabresa moída. E que santa ideia meu Deus. Não consigo me decidir se são mais gostosas de carne ou de calabresa. Aproveitei para usar a MFP para bater a massa e tanto nela quanto na mão o resultado é estupendo: esfihas macias que parecem uma nuvem de tão fofinhas. O segredo é não acrescentar farinha demais. Uma outra coisa que gostei e já incorporei pra minha vida é o melhorador de pães. Ele deixa a massa mais gostosa de trabalhar, mais fofinha e mesmo depois de dois dias as esfihas continuaram deliciosas. Quero experimentar outras formas com essa massa, talvez pãezinhos de frios.. Só sei de uma coisa, são as melhores esfihas que eu já comi de longe. Aproveito esse post para agradecer a todos os amigos que visitam o blog e a todos os novos que chegam por aqui. Logo, logo volta a rotina corrida da vida com faculdade+trabalho+escola mas esse ano é o último então, vamo que vamo!


Esfihaa de Calabresa
(Receita do Chef Álvaro Rodrigues)

Ingredientes
Massa
250ml de água
½ xícara de óleo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo (+ou-)
1 colher de chá de melhorador de pães (opcional)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

1 gema para pincelar

Recheio
2 gomos de linguiça calabresa moída
1 tomate grande sem sementes picado
1 cebola pequena picada
cheiro-verde a gosto

Preparo
Massa: Coloque todos os ingredientes da massa na ordem acima dentro da MFP e ligue no ciclo massas. Eu não aguardo o ciclo todo terminar. Depois de ela acabar de sovar (uns 20 minutos) e parar sozinha, eu retiro a massa. Coloque numa vasilha, cubra com um pano e reserve para crescer por 40 min (pode ser dentro do microondas ou forno desligado).
Recheio: Misture os ingredientes e reserve.
Depois do tempo de crescimento, sove levemente para retirar o ar da massa e com pequenas porções, monte as esfihas recheando com uma boa colherada de calabresa. Pincele a gema batida e deixe crescer por mais 20 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180/200º por 30 min ou até corar bem. Fique de olho para não queimar em baixo.

Pulo do gato: Você pode moer a calabresa aos poucos no liquidificador como eu ou usar um processador. Fiz duas vezes essas receita seguidamente e na primeira eu não tinha tomate. Usei tomate pelado em lata, retirei o suco e cortei em cubos. Ficou ótimo também. Para pincelar você pode utilizar um pouquinho de leite com algumas gotas de shoyu se não tiver gema. Eu aconselho a fazer as esfihas pequenininhas porque elas crescem bastante.

18 janeiro 2013

Panqueca ao molho branco


Olha que lindas ficaram as minhas primeiras panquecas :) Agora que eu mesmo cozinho minha comida estou aproveitando para fazer tudo o que eu tinha vontade de comer mas nunca havia preparado. Muito fácil e prático fazer panqueca. O segredo é ter uma boa frigideira antiaderente assim a massa desprende fácil e você não fica naquele drama de dar tudo errado e grudar no fundo. A receita da massa achei na net porém acabei perdendo a referência de onde tirei. O recheio dessas fiz com carne moída refogada bem simples mas você pode fazer com frango e requeijão, atum, calabresa, ricota.. Enfim, idéias é o que não faltam para incrementar essa delícia. O molho branco já apareceu por aqui mas dessa vez acrescentei requeijão e creme de leite. O acompanhamento foi um arroz branquinho e batata palha. Uma receita ótima para fazer no final de semana para os amigos ou para variar o cardápio do dia a dia.


Panqueca ao molho branco

Ingredientes
Massa
2 xícaras de leite
2 ovos
1 e ½ xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio
O que você preferir. Usei carne moída refogada com ovo cozido picado e cheiro verde.

Molho branco
½ cebola pequena ralada
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite quente
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
Orégano ou salsa para polvilhar
Sal a gosto

Preparo
Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente e despeje uma concha pequena de massa. Espalhe bem em todo o fundo e deixe formar bolhas, desprendendo sozinha da frigideira. Vire do outro lado e deixe mais um minuto para dourar. Vá empilhando todas as panquecas em um prato e untando novamente a frigideira quando necessário.
Molho: Leve a margarina e a cebola ralada ao fogo mexendo até murchar. Acrecente a farinha de trigo e frite por alguns segundos. Num primeiro momento vá adicionando o leite pouco a pouco mexendo sempre. Quando adquirir consistência mais líquida adicione o restante. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. No final, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o requeijão e acerte o sal.
Montagem: Enrole cada panqueca com uma porção do recheio escolhido. Coloque uma camada fina de molho no fundo da fôrma, alinhe lado a lado as panquecas e cubra com o molho restante. Salpique um pouco de orégano ou salsa e leve ao forno preaquecido a 180/200º por 20 minutos.

Pulo do Gato: A primeira panqueca que coloquei na frigideira ficou grossa e grudou inteira kkk A medida que fui fazendo percebi que o segredo é esperar ela desgrudar sozinha do fundo, depois é só virar e deixar dourar do outro lado. Use um fogo médio, nem muito alto nem muito baixo. Estou louco para testar outros recheios e coberturas. A massa fica muito leve e gostosa. Se não me engano renderam umas 10 panquecas então se quiser fazer mais dobre a receita.

15 janeiro 2013

Rabanadas recheadas com creme de avelãs



E finalmente matei minha vontade de comer rabanadas. Não pude fazer nem no natal nem no ano novo porque passei na casa de parentes. Para mim esta receita é a cara do natal mas assim como panetone, acho que deveríamos comê-la o ano todo. Nesta versão a rabanada ganha um adicional, um recheio maravilhoso de creme de avelãs. Na versão original que peguei lá no Brisando, ela é feita com doce de leite porém achei mais prático fazer com creme de avelãs. Vocês acreditam que ainda não tenho panela de pressão kkkk assim fica difícil cozinhar o leite condensado para virar doce de leite. No momento tudo o que eu faria nela, minha mãe faz para mim, como cozinhar feijão por exemplo. Ela cozinha e coloca em embalagens individuais que eu congelo. Acho que é por essa mordomia que ainda não comprei uma rsrs. Bom mas voltando a receita, a rabanada fica deliciosa. Era de se imaginar olhando para essa foto não é?  Aliás, foi a foto da Carla que me motivou a preparar essa delícia. Quero agradecer o carinho de todos os amigos pelos parabéns no aniversário do blog. Espero que possamos estar juntos por muitos e muitos anos ainda :)


Rabanadas recheadas com creme de avelãs
(Receita daqui)

Ingredientes
4 pães franceses amanhecidos
3 ovos
¾ xícara de leite
4 colheres de açúcar
Creme de avelãs o suficiente para rechear (usei 12 colheres de chá bem cheias)
Açúcar e canela a gosto
Óleo para fritar

Preparo
Corte os pães em fatias de +ou- 3 cm. Corte essas fatias ao meio, como se fosse um sanduíche que você pretendesse rechear sem chegar até o final, formando um bolsinho para acomodar o recheio. Recheie com uma colher de creme de avelãs e feche. Coloque óleo suficiente para fritar as rabanadas no fogo. Bata os ovos com o leite, açúcar e uma pitada de canela. Passe o pão recheado na mistura de ovos deixando-o bem molhadinho. Frite aos poucos no óleo quente e deixe escorrer em papel toalha. Polvilhe açúcar misturado com canela a gosto e sirva.

Pulo do Gato: No Brisando tem um passo a passo ótimo da Carla. Dá para entender certinho etapa por etapa como tudo é feito. As rabanadas devem ser servidas na hora. Você pode recheá-las como sua imaginação mandar: beijinho, doce de morango, brigadeiro... Acho que praticamente qualquer recheio fica bom numa receita dessas.

12 janeiro 2013

1° Aniversário e bolo de abacaxi com chocolate branco


O tempo passou que nem vi e o Mosaico está comemorando hoje 1 ano de vida. Não tenho palavras para expressar como foi bom esse tempo. Fiz muitas receitas maravilhosas, conheci pessoas incríveis, pude também conhecer a cozinha dessas pessoas e conferir receitas e dicas fantásticas, errei muitas receitas, acertei muitas outras e pude perceber e sentir a felicidade que é quando alguém come algo preparado por você e dá aquele sorriso que recompensa todo o trabalho. Ter um blog é ter um diário, onde através das receitas podemos contar a nossa história. Quando visito o blog de algum amigo sempre acabo conhecendo um pouquinho mais dele. Quer seja através de algum "causo" contado, algum ingrediente ou até mesmo através da escolha da própria receita. Aqui, eu abro não só a minha cozinha, mas também o meu coração, porque tudo é feito com o maior carinho e amor do mundo. Para comemorar, escolhi um bolo clássico e delicioso: abacaxi com chocolate branco. Fiz uma extensa pesquisa sobre que decoração usar mas acabei percebendo que ainda tenho que melhorar muito nesse quesito. Optei por um chantilly simples com raspas de chocolate branco e abacaxi cristalizado. A receita achei neste blog aqui, que tem um passo a passo ótimo. Apesar de um pouquinho doce para o meu paladar, a combinação de abacaxi com chocolate branco é maravilhosa. O azedinho do abacaxi forma o contraste perfeito com o docinho do creme. O crocante das raspas de chocolate também confere uma textura legal. Como eu disse, um bolo clássico, delicioso e perfeito para uma comemoração tão feliz. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos e muitos aniversários do meu querido Mosaico e que eu possa trazer cada vez mais receitas maravilhosas a todos vocês. Um grande beijo :)




Bolo de abacaxi e chocolate branco
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 e ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Recheio 1
340g de chocolate branco
1 e ½ caixinha de creme de leite

Recheio 2
1 abacaxi cortado em cubinhos
200 ml de água
3 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
2 xícaras de creme chantilly
Raspas de chocolate branco

Preparo
Massa: Bata os ovos e o açúcar na batedeira por 5 minutos. Enquanto isso aqueça o leite com a margarina até derreter sem ferver. Misture de uma vez o leite, a farinha de trigo e o fermento com os ovos batidos. Não bata muito. Leve ao forno preaquecido a 180/200° por 1 hora.
Recheio 1: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e mexa até ficar bem homogêneo. Reserve na geladeira por 1 hora.
Recheio 2: Leve o fogo o abacaxi, a água e o açúcar. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Separe o abacaxi picado da calda e reserve os dois.
Montagem: Depois de frio, corte o bolo ao meio e volte a parte de baixo à fôrma. Regue com a calda, espalhe o abacaxi e por cima o creme de chocolate branco. Cubra com a outra parte do bolo e regue com mais calda. Leve a geladeira por cerca de 3 horas ou de um dia para o outro. Desenforme, cubra com chantilly e decore com as raspas de chocolate branco.

Pulo do gato: Não tenho muitas dicas para dar nesta receita. Tudo é bem simples e fácil de fazer e entender. Caso alguém tenha ficado com alguma dúvida ou deseje uma resposta específica para alguma questão, basta enviar um e-mail pro endereço ali de cima.

09 janeiro 2013

Bolo de iogurte e banana



Dá uma olhadinha na textura fofíssima deste bolo. Eu tinha umas bananas maduras na fruteira, um copo de iogurte natural na geladeira e muita preguiça de fazer algo trabalhoso. A parte mais difícil da vida de casado são os afazeres de casa. Lavar, passar, limpar, cozinhar... e fazer tudo isso, TODOS os dias não é para qualquer um não. Agora sei o perrengue que minha mãe passava. Com toda essa rotina, as vezes tudo o que eu quero é não ter trabalho algum e para essas horas nada melhor do que um bolinho simples, fácil e reconfortante para comer morninho vendo filme na tv num final de tarde. Comfort food total não é mesmo?

Bolo de iogurte e banana

Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte natural
4 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 copo* de óleo
1 copo* e 1/2 de açúcar
2 copos* de farinha de trigo
3 ou 4 bananas maduras amassadas com o garfo
1 colher de sopa de fermento
*medida do copo de iogurte

Preparo
Bata no liquificador ou mixer o iogurte, as gemas o óleo, o açúcar e a farinha de trigo. Coloque a massa numa vasilha e misture as bananas amassadas. Bata as claras em neve e junte delicadamente ao restante da massa. Por último acrescente o fermento e misture apenas para incorporar. Leve ao forno preaquecido à 180/200º por 35 min ou até corar e firmar bem.

Pulo do Gato: A massa base desta receita é minha coringa de todas as horas. Além de ridiculamente fácil ela tem uma textura perfeita, deliciosa e NUNCA dá errado. A adição da banana nessa versão deixou o bolo mais molhadinho e fofinho ainda. Uma dica é polvilhar com açúcar e canela antes de servir, uma pena que eu não tinha na hora.

07 janeiro 2013

Frango com shoyu, mostarda e mel



Aqui no blog não costumavam aparecer muitas receitas salgadas. Eu disse costumavam porque como já comentei agora sou eu que faço todas as refeições aqui da minha nova casinha. Pode parecer meio brega mas eu sempre sonhei em ter uma família daquelas bem tradicionais sabe, com cachorro, filho e uma casa com quintal para fazer uma horta. Bom, a horta ainda não tem mas esse sonho pelo menos já começou :) A primeira vez que fiz compras foi indescritível. Para vocês terem uma ideia levou mais de três horas e meia para sair do mercado. Fui com listinha de compras na mão, prancheta, caneta, calculadora e muita disposição. Escolher você mesmo os ingredientes e produtos, já imaginando o que vai preparar com tudo... Muitas pessoas detestam ir a supermercados mas eu ADORO. Voltando a receitinha essa eu sempre tive muita vontade de fazer e foi uma das primeiras que testei. Já vi variações dela em muitos blogs mas acabei não anotando nenhuma referência direta. Perfeita para o dia a dia, o shoyu com mel e mostarda formam um molhinho agridoce que dá um sabor super especial ao frango. Usei umas coxinhas e asinhas que minha sogra tinha dado mas tenho certeza que ficaria delicioso com coxas e sobrecoxas ou com filézinhos. Já entrou para o cardápio regular com certeza.

Frango com shoyu, mostarda e mel

Ingredientes
½ kg de frango (usei coxinhas e asinhas)
Suco de 1 limão
1/3 de xícara de shoyu
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de mel
3 dentes de alho (usei 1 colher de sopa rasa de alho pronto)
Sal a gosto

Preparo
Misture o frango com todos os ingredientes e deixe tomar gosto de um dia para o outro ou no mínimo um hora. Coloque o frango junto com os temperos em uma fôrma ou refratário, cubra com papel alumínio (lado brilhante para dentro) e leve ao forno a 180/200° por 30 minutos. Após isso, retire o papel alumínio e deixe dourar a seu gosto. Servido com arroz branco e uma saladinha de alface e tomate fica tudo de bom.

Pulo do Gato: Pincelar o frango com o molho que se forma na assadeira deixa ele mais suculento e douradinho. Se formar muito molho, retire um pouco dele para acelerar o processo depois que você retirar o papel alumínio. Esse caldo que você retirou, pode ser engrossado com uma colherzinha de farinha de trigo no fogo e servido junto com o frango.

03 janeiro 2013

Um 2013 cheio de novidades!


Um novo blog

Um novo ano chegou e com ele (finalmente) estou de volta à bloglosfera rsrs. Quero me desculpar com todos pela minha ausência. Apesar de não estar postando com a frequência habitual, continuei acompanhando os blogs dos amigos queridos e fiquei feliz por demais com todos os recadinhos que recebi. Sobre meu sumiço, na verdade esse período não era para ter durado tanto. As coisas foram acontecendo, acontecendo e quando vi, lá se foram três meses desde minha última receita. Tenho muitas novidades e muitas coisas boas para compartilhar. Primeiro vocês já devem ter percebido que estamos de visual novo não é? Era um desejo antigo meu renovar o Mosaico e fiquei muito feliz com o resultado final. A começar pelo nome, que foi de Mosaiko com K para Mosaico com C. Essa mudança se deu pelo fato de que sempre que eu passava meu blog para alguém acessar a grafia era sempre confundida. Ao pesquisar no Google, o blog nunca era encontrado devido à forma que a maioria das pessoas digitava. À partir de agora o blog passa a se chamar “Mosaico de Receitas”, mais fácil e mais prático de se localizar e escrever. O que mudou também é o endereço que agora passa a ter domínio próprio: www.mosaicodereceitas.com. Falando do novo visual, tentei manter a ideia do Mosaico, porém dando um ar mais jovial, claro e leve, que combina mais comigo. As mudanças neste período afastado não foram apenas no blog.

Uma nova vida

Esse ano de 2013 começa de forma muito especial para mim. Agora eu tenho alguém ao meu lado que vai dividir o resto da minha vida comigo. Uma nova casa, novas responsabilidades e muita mas muita felicidade por todas essas conquistas. Aos poucos vou me adaptando a minha nova rotina. Ser dono e responsável de sua própria casa é um desafio diário. Lavar, limpar, passar, cozinhar e fazer isso todos os dias não é mole não, agora sei como minha mãe sofria tadinha rsrs. Ser o responsável pelo cardápio total de casa é formidável. Sempre disse para mim mesmo que quando tivesse a minha casa seria “assim” ou “assado” e agora posso colocar tudo isso em prática. Tenho certeza que comigo cozinhando todos os dias o blog vai se encher de coisas gostosas, e eu conto com meus livros de receitas e meus amigos blogueiros para isso.

Novo blog, nova casa e nova vida. Esse ano de 2013 promete.
Logo mais tem uma das primeiras receitinhas que fiz na minha casinha nova hein.

Um grande abraço a todos e feliz 2013!